(Flash): Embraer apresenta a maior aeronave comercial fabricada no Brasil

Cerimônia de lançamento conta com a participação do governador Geraldo Alckmin

seg, 09/02/2004 - 11h12 | Do Portal do Governo

São José dos Campos – A Embraer apresenta nesta segunda-feira, dia 9, a maior aeronave comercial produzida no País. O Embraer 190, novo integrante da família 170/190, foi produzido na fábrica da empresa em São José dos Campos e teve as asas completamente montadas pela Kawasaki Aeronáutica do Brasil, no parque industrial de Gavião Peixoto, na região de Araraquara. A cerimônia de lançamento conta com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O desenvolvimento dessa família de aeronaves começou em junho de 1999, dentro de um programa de investimento de US$ 850 milhões. O Embraer 190 foi desenvolvido em parceria com as mais renomadas empresas aeroespaciais do mundo. Será comercializado em duas versões: para 100 passageiros, em cabine com distância de 81 cm entre fileiras de assentos, ou até 108 passageiros, com distância de 79 cm entre fileiras.

‘Nós acreditamos que a constante busca pelo desenvolvimento de produtos de excelência da Embraer permitiu à companhia projetar um modelo de aeronave que excederá as expectativas dos operadores mais exigentes’, disse Maurício Botelho, diretor-presidente da Embraer.

O primeiro vôo deve ser realizado nas próximas semanas. A campanha de testes com esse modelo será realizada em Gavião Peixoto e envolverá quatro unidades. A expectativa é de que o Embraer 190 seja certificado para operação comercial no terceiro trimestre de 2005.

Lilian Santos / Roberto Kamide