Cultura: Carnaval Paulista é tema de exposição e Fórum Cultural

Evento discutirá o processo criativo do enredo, a montagem das alegorias, o samba como gerador de emprego e o trabalho social nas quadras das escolas

sáb, 07/02/2004 - 22h37 | Do Portal do Governo

O projeto Carnaval de São Paulo, que celebra os 450 anos da cidade e destaca a importância desta festa popular, promove atividades no Memorial da América Latina, até o fim do mês. Um dos destaques da semana é o fórum Carnaval: História, Cultura e Arte, que ocorre quinta-feira, às 17 horas. O evento discutirá o processo criativo do enredo, a montagem das alegorias, o samba como gerador de emprego e o trabalho social nas quadras das escolas.

Entre os palestrantes estão: Maria Aparecida Urbano, autora do livro Carnaval & Samba em Evolução na Cidade de São Paulo; Fernando Penteado, diretor da Vai-Vai; Elias e Issam Ayoub, do Palácio das Plumas; Miguel Fazanelli, da Indústria Contemporânea; Marco Aurélio Ruffin, da Águia de Ouro; Tito Arantes, da Acadêmicos do Tucuruvi; Gabriel de Souza Martins (Gabi), da Associação dos Mestres-Salas, Porta-bandeiras e Estandartes do Estado de São Paulo; e Guilherme Bara, da Secretaria de Estado da Cultura. Até o dia 29, o público poderá visitar a exposição ‘Carnaval de São Paulo’, composta por 180 painéis, do fotógrafo Cláudio Lira.

Haverá, ainda, apresentações dos grupos Abaçaí Cultura e Arte, quinta-feira, dia 12, Samba de Pirapora e Cabeções de Santana do Parnaíba, sábado, dia 14, e das baterias mirins das escolas Prova de Fogo e Vai-Vai, domingo, dia 15, sempre às 15 horas.


Fórum Carnaval: História, Cultura e Arte.

– Dia 12, quinta-feira, às 17 horas.
– Exposição Carnaval de São Paulo, até 29 de fevereiro.
-Apresentações carnavalescas nos dias 12, 14 e 15, às 15 horas. Grátis.
– Memorial da América Latina: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda.
– Fone: (11) 3823-4600.