Saúde: Exames aumentam de 40 a 60% no Hospital do Servidor

Motivo é a ampliação do atendimento aos agregados (pai, mãe, padrasto e madrasta) dos funcionários

seg, 26/01/2004 - 10h29 | Do Portal do Governo

Se comparados aos dados de 2002, o Hospital do Servidor Público Estadual aumentou, no ano de 2003, em 40% o número de exames realizados no seu Serviço de Laboratório Clínico e em 60% os de exames feitos no setor de Radiologia. A informação foi dada pelo Gerente de Diagnóstico e Terapêutica, Dr. Walter da Roza Garcia Júnior, no último dia 21 de janeiro de 2004. Segundo ele, a quantidade de exames se elevou por causa da inclusão de agregados – pai, mãe, padrasto, madrasta – dos servidores ao Iamspe como usuários, no 2º semestre do ano passado.

Para este ano, Roza disse que a Administração da Instituição prevê uma procura ainda maior por esses serviços, por isso, a Superintendência do Instituto estuda alternativas que possam suprir toda a futura demanda de usuários. Uma delas, é ampliar o espaço físico da Radiologia, modernizando-a com equipamentos terceirizados – que o Iamspe pagaria por exame realizado. “Isso porque o Raio-X do HSPE chegou ao limite máximo de atendimento”, esclareceu. Sua produção média mensal em 2003, somando-se os exames de raios-x, ultra-som, tomografia, mamografia e densitometria, totaliza 17027,6”, acrescentou.

“Já o Laboratório, é dotado de um potencial técnico capaz de atender com tranqüilidade ao volume de requisições e ainda manter uma reserva relevante na ocasião de um aumento de pedidos de exames”, informou o Gerente. “Em 2003, passou da quantia de dois milhões de exames realizados em dez setores que compõem o Serviço, sendo que somente a área de Bioquímica de Sangue computou mais de um milhão”, complementou.

Para comprovar a estatística de que a Superintendência do Iamspe, juntamente com a Diretoria do Hospital, conseguiu dar uma resposta ao aumento da demanda de usuários do Instituto no quesito exames laboratoriais e radiológicos em 2003, o Dr. Walter da Roza finalizou dizendo: “Fato que demonstra a nossa presteza foi a redução do número de reclamações de ambas as áreas deixadas pelos servidores nas caixas de sugestões do Instituto”.

Da Assessoria de Imprensa Iamspe/HSPE

C.C.