Unicamp: Universidade cria software que ajuda a remontar relíquias históricas

É capaz de identificar com precisão fragmentos de cerâmicas e outras peças encontradas em sítios arqueológicos

seg, 05/01/2004 - 14h38 | Do Portal do Governo

A arqueologia ganhou nova ferramenta: um software, para ajudar a remontar relíquias históricas. O aplicativo, desenvolvido no Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é capaz de identificar com precisão fragmentos de cerâmicas e outras peças encontradas em sítios arqueológicos. O material coletado pode ser reunido e formar novamente uma peça completa.

‘A cerâmica é um dos indicadores mais importantes que os arqueólogos têm para rastrear migrações de povos na época pré-histórica’, afirma o professor do IC, Jorge Stolfi. Ele sugeriu o desenvolvimento do software para tese de doutorado de sua aluna Helena Cristina da Gama Leitão, da pós-graduação. Hoje, ela leciona na Universidade Federal Fluminense.

‘A reconstrução dos fragmentos é importante não só para descobrir o formato dos objetos antigos, mas também para classificar as peças e compará-las com achados de outros sítios arqueológicos’, explica.

Construção virtual

Os fragmentos são escaneados. Com as imagens digitalizadas, o contorno de cada peça é delineado para que possam se encaixar uma à outra. O software analisa os fragmentos até encontrar o ´casamento real´ entre dois pedaços. ‘Nossa intenção é oferecer essa ferramenta aos arqueólogos para que reconstruam virtualmente o que for possível, como parte da documentação dos sítios’, disse Stolfi.

Com o sucesso da utilização em superfícies planas, seu novo desafio e de Helena é que em breve o software seja empregado para montar imagens em três dimensões.

‘Foram fotografados vários fragmentos de relíquias históricas do Instituto Arqueológico Brasileiro, para aplicação das fórmulas tridimensionais’, informa.

De acordo com o cientista, além da possibilidade de ser montada virtualmente, a peça pode também ser reconstituída manualmente. O arqueólogo pode codificar numericamente diferentes fragmentos e colocá-los num banco de dados para estudos comparativos com os objetos disponíveis. A ferramenta eletrônica reduz o tempo gasto comparando-se ao trabalho manual de tentativa e erro.

Da Agência Fapesp
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)