Unesp: Projeto de alfabetização atendeu quase 500 pessoas em 2003

Programa é oferecido a jovens a partir de 14 anos, considerados analfabetos funcionais ou que não sabem ler ou escrever

qua, 17/12/2003 - 13h01 | Do Portal do Governo

A Unesp de Presidente Prudente foi sede do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Oeste Paulista na última semana de novembro. Durante o encontro, autoridades públicas da região, professores da universidade e representantes da Febem regional discutiram o tema Juventude em Questão: Jovens e Adolescentes em Situação de Risco.

O evento foi organizado pela direção regional do Projeto Unesp de Educação de Jovens e Adultos (Peja), criado em 2000 pela Pró-Reitoria de Extensão da Unesp (Proex) e que atendeu 461 pessoas nesse ano.

O fórum reuniu 80 convidados: alunos, professores, representantes da comunidade e dirigentes municipais da região de Prudente, composta por 32 cidades. Uma das organizadoras do encontro foi a coordenadora geral do Peja no Estado e professora da Unesp de Prudente, Maria Peregrino de Fátima Rotta Furlanetti, que também responde pela direção do projeto no oeste paulista.

Maria conta que o Peja é oferecido atualmente em sete cidades onde a Unesp tem câmpus. Além de Prudente, está disponível em Assis, Araraquara, Bauru, São José do Rio Preto, Rio Claro e Marília. Atende pessoas a partir de 14 anos, que não sabem ler e escrever ou são analfabetos funcionais (não concluíram o primeiro ciclo do ensino fundamental, que vai até o quarto ano).

Professores bolsistas

‘As aulas, a critério de cada unidade da Unesp, são ministradas dentro ou fora do câmpus’, explica a coordenadora. Os professores são alunos bolsistas da universidade, cursando pedagogia ou outras carreiras da licenciatura: matemática, biologia, história, geografia e química. Em cada câmpus, existem cinco bolsistas, totalizando 35 no Estado, que recebem R$ 200,00 por mês.

As pessoas que desejam receber o certificado de conclusão do ensino fundamental são encaminhadas às delegacias regionais de ensino ou à rede municipal para fazerem provas. Por lei, a Unesp não está habilitada a fornecer diplomas de conclusão. Outros alunos, no entanto, dependendo da idade, querem apenas aprender a ler e a escrever para viverem melhor.

Objetivos do projeto

Preparar jovens e adultos para:
– ler e escrever;
– empregar, com discernimento, o sistema de numeração decimal e as operações fundamentais na resolução de problemas do dia-a-dia;
– conhecer os direitos, deveres e leis que regem o mundo do trabalho;
– desenvolver noções de saúde física, psicológica e mental;
discutir questões relativas à preservação do meio ambiente.

Otávio Nunes
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)