Tomam posse os integrantes do Conselho Estadual da Cultura

Estado concede Ordem do Mérito do Ipiranga

seg, 15/12/2003 - 21h00 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin presidiu, nesta segunda-feira, dia 15, na Pinacoteca do Estado, a cerimônia de posse dos integrantes do Conselho Estadual de Cultura. Ao todo, são 18 pessoas, das quais 11 do Governo e sete da sociedade civil. Eles cumprirão mandato de dois anos, renovável uma única vez. A principal finalidade do Conselho Estadual é promover atividades artísticas e de ciências humanas de acordo com a política cultural do Estado.

Alckmin disse que o Conselho é extremamente representativo e ressaltou a importância da interação entre a Secretaria da Cultura com a sociedade. “É importante para promover a inclusão e a transformação da sociedade.” Um grande exemplo são os 23 mil jovens integrantes do Projeto Guri, da Secretaria da Cultura.

Os integrantes que tomam posse são: Cláudia Costin, secretária estadual da Cultura; Silvia Alice Antibas, diretora do Departamento de Museus e Arquivos (Dema); Nelson Raposo de Mello, diretor do Departamento de Artes e Ciências Humanas; Fernando Calvozo, diretor do Departamento de Atividades Regionais da Cultura; Clodoaldo Medina Junior, diretor do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim; Ana Patrícia Cartletto, coordenadora de Programas para a Juventude; Lorenzo Mammi, do Centro Universitário Maria Antônia, da USP; Fernando da Tacca, do Instituto de Artes da Unicamp; Alberto Aggio, professor do Departamento de História do Campus de Franca da Unesp; Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc-SP; Emanoel Araújo, artista plástico e ex-diretor da Pinacoteca do Estado; Fábio Magalhães, ex-presidente do Memorial da América Latina e curador de artes plásticas; Gilberto Belleza, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil; Marcos Caruso, ator; Pedro Paulo Sena Madureira, editor; e Zuza Homem de Mello, crítico de música popular brasileira.

A secretária da Cultura, Cláudia Costin, informou que a partir da próxima semana a Loteria Cultural volta a ser vendida em casas lotéricas. “Durante esta semana, fechamos um acordo com a Caixa Econômica Federal e a nossa Loteria Cultural já pode ser encontrada nas bilheterias de museus, teatros e nos postos do Poupatempo”, comentou. Sobre o evento, a secretária disse que a Cultura é a Secretaria mais charmosa do Estado, “pois se trabalha com o espírito e só se constrói uma política cultural dessa forma”. Ela ainda lembrou que esse ano foi quadriplicado o número de visitação aos museus do Estado.

A secretaria elogiou um a um, todos os integrantes do Conselho da Cultura. “A contribuição do Conselho depende de pessoas como vocês e também das que estão na retaguarda e não conhecem fim de semana e nem descanso” , disse Cláudia Costin.

Personalidades são homenageados com a medalha de mais alto grau de mérito do Estado

Na ocasião, também foi outorgada a medalha da Ordem do Mérito do Ipiranga a personalidades da área cultural. A homenagem é considerada a mais elevada honraria do Estado, reservada aos cidadãos nacionais e estrangeiros que merecem a gratidão dos paulistas, por seus méritos pessoais e serviços de excepcional relevância prestados a São Paulo. São cinco graus clássicos das ordens honoríficas: Cavaleiro, Oficial Comendador, Grande Oficial e Grã-Cruz.

Foram homenageados os atores Paulo Autran, Tônia Carrero, Walmor Chagas, Cleyde Yáconis, Nídia Lícia e Beatriz Segall; o presidente da McCann Erickson Brasil, Jean Olesen; e o compositor e professor de Zoologia da USP, Paulo Vanzolini. “Fico muito orgulhoso, vaidoso e feliz. Admiro muito o nosso governador. Acho ele um homem descente, capaz e honesto”, disse Autran. Ele ainda ressaltou a importância do Conselho. “O Conselho é muito representativo, porque têm como membros pessoas respeitáveis e de qualidade”, disse o ator, que representou a classe dos artistas.

O governador disse que São Paulo presta uma justa homenagem aos artistas e que ainda não se mensurou a dívida de gratidão para com eles. “Continuaremos devedores permanentes a esses artistas que tanto contribuíram para a arte e a cultura do nosso Estado e do nosso País”.

O grão-mestre da Ordem do Ipiranga é o governador Geraldo Alckmin, e o chanceler é o secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira.

Lílian Santos / Macedo Júnior