Saúde: Assistência Farmacêutica do Servidor Público inova serviços e reduz custos hospitalares

Serviço de Assistência Farmacêutica atende pacientes de todas as clínicas

seg, 15/12/2003 - 8h25 | Do Portal do Governo

Geralmente quando se fala no Serviço de Assistência Farmacêutica (SAF) no Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), a primeira lembrança que vem à mente é a Farmácia Ambulatorial, ainda mais depois do seu novo espaço. Só que o SAF extrapola, e muito, essa idéia. Para promover o uso seguro e racional dos medicamentos, prestando assistência integrada ao paciente e à equipe de saúde, o Serviço conta com um quadro de 22 farmacêuticos e 86 auxiliares farmacêuticos, que recebem cerca de 2.000 prescrições médicas por dia e conta com um complexo que engloba a Farmácia Central, a Farmacotécnica, as Farmácias-satélites e, é claro, a Farmácia Ambulatorial.

O Serviço de Assistência Farmacêutica foi o pioneiro no Estado de São Paulo a inaugurar, em março deste ano, uma Área Limpa para o Preparo de Nutrição Parenteral para a manipulação de fórmulas, o que resultou na otimização e redução dos custos. Outra importante inauguração, feita no último mês de novembro, foi a da farmácia-satélite na Unidade de Terapia Intensiva.

“Ela foi implantada com custo zero, visando o desenvolvimento de atividades de farmácia clínica/atenção farmacêutica. Os antimicrobianos para a UTI são manipulados pela Central de Misturas Intravenosas e dispensados por dose unitária, o que dá mais segurança na administração de medicamentos ao paciente”, afirma a diretora do Serviço, Dra. Milva Lúcia de Melo Oliveira.

Esta farmácia-satélite atende diariamente 240 leitos, dentre eles os dos serviços de Geriatria, Cirurgia Geral, Queimados, Cardiologia, Cirurgia Cardíaca e Doenças do Aparelho Respiratório.

Aliás, o SAF tem mais seis farmácias-satélites estrategicamente distribuídas: no Pronto-Socorro, na Pediatria, no Centro Cirúrgico, na Central de Dispensação e no Ambulatório. No PS atende aproximadamente 700 pacientes/dia, funcionando 24 horas. Após sua implantação, o custo foi reduzido em 55% por mês.

A farmácia-satélite da Pediatria atende 56 leitos, através do sistema de distribuição de medicamentos por dose unitária. O SAF criou na Pediatria o programa “Medicação no Mundo da Fantasia”, que além de facilitar a administração de remédios às crianças, reduz custos e evita desperdícios. Assim, a medicação passou a ser ministrada aos pequenos pacientes por meios de dosadores orais, seringas sem agulhas, em substituição aos tradicionais copinhos e colheres plásticas. “Com a dose unitária na Pediatria, voltamos a manipular alguns medicamentos, como, por exemplo, os comprimidos, que passaram a ser diluídos em soluções ou suspensões, com ótimos resultados”, assegura a Dra. Milva.

Funcionando em regime de 24 horas ininterruptas, a do Centro Cirúrgico dispensa os medicamentos através de kits cirúrgicos, que são padronizados para cirurgias de pequeno, médio e grande porte. A Central de Dispensação (14º andar) presta serviço 24 horas e atende os lugares que ainda não possuem farmácia-satélite. O sistema de distribuição é por dose individualizada e unitária, garantindo supervisão técnica adequada, revisão das prescrições médicas com orientação farmacêutica para o corpo clínico e enfermagem. Já a Farmácia Quimioterápica fica no Ambulatório e conta com farmacêutico habilitado para atender as solicitações prescritas pelo médico, certificando-se das informações necessárias à dispensação dos antineoplásicos.

“A complexidade das novas terapias medicamentosas e as evidências dos resultados das intervenções farmacêuticas na melhoria dos regimes terapêuticos e na redução dos custos assistenciais reforçam a importância de uma assistência farmacêutica de qualidade, atingindo o objetivo principal que é promover o uso seguro e racional de medicamentos. É isso que estamos procurando aqui, no HSPE”, conclui a Dra. Milva.

Neste ano, a Farmácia também lançou o Manual de Medicamentos 2003/2004, que observa o sistema de classificação ATC (Anatomical Therapeutic Chemical), que divide os medicamentos em diversos grupos de acordo com seus locais de ação e suas características terapêuticas e químicas. Este sistema de classificação foi utilizado pela primeira vez no HSPE em 1997 e, desde então, outros hospitais do Estado vêm seguindo esta referência, como também a primeira edição da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais – Remune.

Os profissionais do SAF participam também da Comissão de Farmácia e Terapêutica, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, da Comissão de Abastecimento, Equipe Multiprofissional da Geriatria, Comissão de Ensino Multiprofissional e cursos para pacientes ambulatoriais. A Farmácia ainda mantém um programa de estágio voluntário curricular para escolas conveniadas e Aprimoramento pela Fundap. Desenvolvem também atividades ligadas à produção, ao armazenamento, ao controle, à dispensação e a distribuição de medicamentos para as unidades hospitalares, fornecendo ainda orientações aos pacientes internados e ambulatoriais – visando sempre a eficácia terapêutica.

Da Assessoria de Imprensa do Hospital do Servidor Público Estadual – HSPE

C.C.