Saúde: Controle de 2ª gravidez na adolescência ganha reforço nesta segunda-feira

Projeto de aperfeiçoamento começará por sete cidades do Estado

sex, 12/12/2003 - 21h21 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde inicia nesta segunda-feira, 15 de dezembro, das 9h Às 13h, um programa de reforço ao controle da segunda gravidez na adolescência. Sete cidades do Estado receberão apoio da Secretaria para aperfeiçoar seus atendimentos.

Com apoio da Organização Panamericana de Saúde (Opas), o programa terá suas diretrizes finalizadas nesta reunião. Participam do projeto as cidades de Jacareí, Mirassol, Araraquara, Itapetininga, Santos, São Roque e São Paulo, escolhidas por já possuir uma rede de atendimento estruturada.

Os responsáveis pela saúde do adolescente dos municípios iniciarão um levantamento dos indicadores de saúde e sociais para demonstrar a situação dos adolescentes expostos ao risco de uma segunda gravidez. A partir desses dados será traçada a abordagem da questão, respeitando as características de cada cidade.

Universidade de São Paulo, Escola Paulista de Medicina, Faculdade de Medicina do ABC, Universidade de Santo Amaro e Universidade Santa Marcelina também darão assessoria aos municípios.

Estudo da Secretaria mostra que o Estado conseguiu reduzir em 21,4% os índices de gravidez em jovens de 10 a 19 anos. Levantamento com usuários da Casa do Adolescente, da Secretaria, demonstra que cerca de 15% das adolescentes que já haviam engravidado passaram por uma segunda gravidez. ‘Se a primeira gravidez reduz as chances de uma adolescente retomar seus projetos pessoais ainda jovem, uma segunda inviabiliza definitivamente’, afirma Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente, que estará no evento.

A reunião será na sede da Secretaria – Rua Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 188 – sala 600 – Cerqueira César, Zona Oeste da Capital.

Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde
C.A.