Governo do Estado entrega Poupatempo de Ribeirão Preto

Unidade oferecerá à população mais de 130 serviços públicos

sex, 05/12/2003 - 13h19 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin entregou nesta sexta-feira, dia 5, o Poupatempo de Ribeirão Preto, localizado no Novo Shopping Center (Av. Presidente Kennedy, 1.500). Este é o nono Posto do Programa Poupatempo, que já conta com quatro unidades na Capital (Sé, Alfredo Issa/Luz, Santo Amaro e Itaquera), duas na Região Metropolitana de São Paulo (São Bernardo do Campo e Guarulhos) e duas no Interior (Campinas e São José dos Campos).

O Poupatempo Ribeirão Preto oferecerá à população mais de 130 serviços públicos, dos seguintes órgãos: CDHU, Detran, Secretaria da Fazenda, Banco Nossa Caixa, Biblioteca Ler é Saber, Instituto de Identificação/Polícia Civil, Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, Programa Acessa São Paulo, Projeto e-poupatempo, além de órgãos da Prefeitura de Ribeirão Preto: COHAB/RP, DAERP, Secretaria da Fazenda, Transerp e Protocolo (das Secretarias de Infra-estrutura, da Fazenda, de Planejamento e Gestão Ambiental, da Cidadania e Desenvolvimento Social e da Procuradoria Jurídica).

A implantação deste Posto Poupatempo visa atender às necessidades de cerca de um milhão de habitantes, moradores de Ribeirão Preto e dos municípios vizinhos, como Cravinhos, Luiz Antônio, Serra Azul, Serrana, Brodowski, Jardinópolis, Sertãozinho, Dumont, Guatapará e São Simão.

“A burocracia é um desrespeito à população e o Poupatempo é um paradigma desta nova forma de administrar, evitando que as pessoas fiquem muito tempo aguardando por um serviço”, disse o governador Geraldo Alckmin, destacando que o Poupatempo figura entre os melhores serviços públicos do Estado.

Devido a esta inovação, o Governo estadual foi premiado na Inglaterra pelo seu modelo de Governo Eletrônico, o que permite uma melhor prestação de serviço e gestão dos recursos. Outro benefício da tecnologia destacado por Alckmin foi a compra de veículos para a Polícia Militar feita pelo leilão eletrônico, o que permitiu ao Governo adquirir viaturas com preços 28% mais barato do que o praticado pelo mercado. “A princípio, seriam comprados 700 carros mas pelo leilão eletrônico foi possível comprar 980 veículos”, explicou Alckmin.

O secretário da Casa Civil, Arnaldo Madeira, ressaltou que o atendimento no Poupatempo é diferenciado, pois todo o sistema é informatizado e os funcionários são qualificados. Alckmin endossou que, entre eles, há até os que fizeram curso de mestrado, sempre com o objetivo de buscar a modernização do serviço estadual. Segundo o secretário Madeira, a expectativa é que o Poupatempo de Ribeirão atenda 7 mil pessoas/dia, ou seja, 154 mil/mês. O prefeito Gilberto Magioni (PT) elogiou as parceiras que vêm sendo feitas com o Governo do Estado.

Central de Atendimento ao Cidadão

O Poupatempo é um programa do Governo do Estado de São Paulo que estabelece um novo padrão de qualidade em serviços públicos. Nesse sentido, facilita o acesso às informações públicas, reunindo vários órgãos e entidades públicas num único local, oferecendo ao cidadão um atendimento diferenciado, eficiente e de qualidade.

Além da facilidade de acesso a serviços de apoio, como banco, papelaria, fotocópia e lanchonete, as principais inovações do projeto estão na ampliação do atendimento para 12 horas consecutivas, de segunda a sexta-feira, e para 6 horas aos sábados; na diminuição do tempo de espera pela racionalização do fluxo de trabalho nos órgãos com maior procura; no Disque Poupatempo, uma central de atendimento telefônico gratuito; e, ainda, na disponibilização do sistema “Guia de Informações sobre Serviços Públicos”, que permite consultas sobre serviços disponíveis, com indicação da documentação necessária, taxas cobradas, endereços e horários de atendimento dos Postos Poupatempo.

Os serviços mais procurados no Poupatempo são o de emissão de Carteira de Identidade, no Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt; emissão de Carteira de Trabalho, Intermediação de Mão-de-Obra, e Seguro Desemprego, na Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho; e licenciamento de veículos, renovação e 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no Detran.

Desde a inauguração do primeiro posto, o Poupatempo Sé, em outubro de 1997, até o fechamento de outubro de 2003, os oito Postos Poupatempo já ultrapassaram a marca de 66,7 milhões de atendimentos realizados, sem contar os mais de 8,8 milhões de atendimentos prestados pelo teleatendimento.

Postos de Atendimento do Poupatempo


  • Inaugurado em 20 de outubro de 1997
    (6.000m²)
    Praça do Carmo, s/nº – São Paulo – SP
    Segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas; sábados, das 7 às 13 horas

  • ALFREDO ISSA / LUZ
    Inaugurado em 09 de junho de 1998
    RG e Atestado de Antecedentes (1.600m²)
    Praça Alfredo Issa, 57 – São Paulo – SP
    Segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas; sábados, das 7 às 13 horas

  • CAMPINAS
    Inaugurado em 28 de agosto de 1998
    (3.000m²)
    Av. Francisco Glicério, 935 – Campinas – SP
    Segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas; sábados, das 7 às 13 horas

  • SANTO AMARO
    Inaugurado em 31 de agosto de 1998
    (9.000m²)
    Rua Amador Bueno, 176 / 258 – São Paulo – SP
    Segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas; sábados, das 7 às 13 horas

  • SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
    Inaugurado em 15 de setembro de 1998
    (2.100m²)
    Shopping Colinas – Av. São João, 2.200 – São José dos Campos – SP
    Segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas; sábados, das 9 às 15 horas

  • ITAQUERA
    Inaugurado em 18 de novembro de 2000
    (10.000m²)
    Av. do Contorno, 60 – Estação Corinthians-Itaquera do Metrô – São Paulo – SP
    Segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas; sábados, das 7 às 13 horas

  • SÃO BERNARDO DO CAMPO
    Inaugurado em 23 de junho de 2001
    (8.100m²)
    Rua Nicolau Filizola, 100 – Centro – São Bernardo do Campo -SP
    Segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas; sábados, das 7 às 13 horas

  • GUARULHOS
    Inaugurado em 5 de setembro de 2002
    (7.000m²)
    Rua José Campanella, 95 – Bairro Macedo – Guarulhos – SP (antiga fábrica Abaeté)
    Segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas; sábados, das 7 às 13 horas

  • RIBEIRÃO PRETO
    Inaugurado em 5 de dezembro de 2003.
    (4.450 m²)
    Novo Shopping Center – Av. Presidente Kennedy, 1.500 – Ribeirão Preto – SP
    Segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; sábados, 9 às 15 horas

    DISQUE POUPATEMPO
    0800 772 36 33 (Ligação gratuita)
    Segunda a sexta, das 6 às 22 horas
    Sábado, das 6 às 17 horas

    INTERNET
    Home Page: www.poupatempo.sp.gov.br
    E-mail: poupatempo@poupatempo.sp.gov.br

    Rogério Vaquero