Alckmin acompanha visita do enxadrista Anatoly Karpov na Febem do Tatuapé

Karpov disputou uma simultânea contra os dez primeiros colocados no ranking de xadrez da unidade

seg, 24/11/2003 - 12h55 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin acompanhou, nesta segunda-feira, dia 24, a visita do campeão mundial de xadrez e embaixador da Unicef, Anatoly Karpov, no Complexo do Tatuapé da Febem.

Eles assistiram, no teatro da Escola Profissionalizante Marina Vieira de Carvalho Mesquita, partidas de xadrez de 30 adolescentes internos na Febem. Karpov também disputou uma simultânea entre ele e os dez primeiros colocados no ranking de xadrez da unidade.

“Depois que me interessei pelo xadrez, a minha vida mudou e nunca mais quero pensar em crime”. Foi assim que definiu o menor A.C., de 17 anos, sobre o esporte. “Hoje, estamos tendo a oportunidade de conhecer um mestre internacional, que tem recordes mundiais em torneios de xadrez, sendo vários anos campeão mundial”, disse o governador.

Alckmin destacou a importância do esporte para os adolescentes. “O xadrez estimula o raciocínio e educa”. Ele lembrou do livro “Cérebro, este Abandonado”, que mostra a importância de exercitar a mente. “A pessoa que faz musculação, aeróbica, alongamento, fica o dia inteiro cuidando da musculatura, mas não cuida do cérebro. O xadrez estimula”.

O governador ressaltou a importância do convênio entre o Governo paulista e a Federação Paulista do Xadrez. “Hoje, são quase três mil adolescentes que praticam o esporte. A tarefa da Febem é dar oportunidade, estimular, animar, criar uma agenda positiva, convênio, oferecer esporte e cultura”, afirmou.

Anatoty Karpov disse estar feliz com o sucesso do projeto. “Eu sei que mais da metade dos jovens internos estão jogando xadrez e essa é uma grande oportunidade para eles aumentarem a sua formação, educação e cultura”, disse. Ele também agradeceu o Governo de São Paulo pelo empenho no projeto e se ofereceu a dar todo o apoio para programas que favoreçam os adolescentes. Karpov lembrou que na Rússia também há projetos parecidos com os menores infratores.

Alckmin abriu as disputas com o enxadrista, e, em seguida, Karpov disputou uma simultânea com os dez primeiros colocados no ranking de xadrez da unidade.

“O objetivo da visita é estimular os outros jovens a aprenderem o jogo e, com isso, desenvolverem a capacidade intelectual”, disse o presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa.

Participaram do evento, o secretário da Educação, Gabriel Chalita; o presidente da Federação Paulista de Xadrez, José Alberto Ferreira dos Santos; e o mestre internacional de xadrez, James Mann de Toledo.

Anatoly Karpov veio a São Paulo para participar do lançamento do Desafio SP 450 anos de Xadrez, torneio internacional programado para 2004, que reunirá grandes enxadristas mundiais.

Nascido em Zlatoust, em 1951, na Rússia, Karpov aprendeu a jogar com os pais aos 4 anos, começando no xadrez competitivo aos 13. Com 18 anos, sagrou-se campeão mundial juvenil e, aos 19, grande mestre internacional. Aos 23 anos, tornou-se campeão mundial ao suceder o gênio norte-americano Bob (Robert) Fischer, e manteve o título por dez anos, quando perdeu para Garry Kasparov. Foi novamente campeão do mundo de 1993 a 1999. Venceu mais de 150 torneios internacionais de primeiro nível, um recorde absoluto na história do xadrez. O maior rival de Anatoly Karpov é ainda Garry Kasparov.

Macedo Júnior

  • Saiba mais sobre os programas da Febem