USP: Universidade premia melhor semana de recepção a calouros

Idéia é contemplar as melhores iniciativas das Unidades, em conjunto com os respectivos centros acadêmicos

qua, 12/11/2003 - 20h09 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) realiza nesta quinta-feira, dia 13 a cerimônia de premiação do concurso “Semana de Recepção aos Calouros”. A idéia é contemplar as melhores iniciativas das Unidades, em conjunto com os respectivos centros acadêmicos (CA), na recepção de calouros da Universidade. O primeiro lugar ficou com o Instituto Oceanográfico (IO) e o CA ‘Panthalassa’.

Como prêmio, o Instituto abrigará, por um ano, a escultura da artista plástica Carmela Gross e o CA será agraciado com um microcomputador e uma impressora patrocinados pelo Banespa. A Faculdade de Direito e o Instituto de Química de São Carlos receberão menções honrosas.

Os vencedores foram escolhidos por um júri formado por professores da USP dentre as 19 Unidades inscritas. A escolha levou em conta critérios como “a adequação das atividades programadas e efetivamente desenvolvidas aos valores da universidade, quais sejam o culto do humanismo, da solidariedade e do absoluto respeito aos indivíduos; a capacidade de as referidas atividades favorecerem a rápida assimilação dos mesmos valores, pelos ingressantes, e sua conscientização para a responsabilidade social implícita na oportunidade de estudarem numa universidade pública; a aptidão de as mesmas atividades estimularem o congraçamento dos ingressantes entre si e com os alunos dos semestres anteriores; a utilização de formas de recepcionar os calouros destituídas de abusos e violências.”

A campanha de 2003 de recepção de calouros na Universidade — produzida por alunos do terceiro ano do curso de Publicidade da Escola de Comunicações e Artes — teve como mote “Veterano consciente trata bixo como gente”. Foram desenvolvidos cinco modelos de cartazes, postais e outdoors, distribuídos nas Unidades e Prefeituras dos diversos campi da USP.

A cerimônia será realizada na sala do Conselho Universitário, às 17 horas, na Reitoria da USP (rua da Reitoria, 109, Cidade Universitária).

Histórico

Em 1999, ano em que foi criado o prêmio, a melhor Semana de Recepção aos Calouros foi a da Escola de Enfermagem e Centro Acadêmico XXI de Outubro. As menções honrosas foram para a Esalq e C.A. “Luiz de Queiroz” e para o ICMC e C.A. “Armando de Salles Oliveira”.

Em 2000, a Faculdade de Medicina e Centro Acadêmico Oswaldo Cruz foram agraciados com o prêmio. As menções honrosas foram para a Faculdade de Direito e Centro Acadêmico XI de Agosto e a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto e Centro Acadêmico Carneiro Leão. Em 2002, foi a vez do Instituto de Química, como vencedor do prêmio, e o Instituto de Química de São Carlos e Escola de Educação Física e Esportes, como menção honrosa.