Saúde: Campanha contra doenças da próstata do Servidor Público vai até sexta-feira

Objetivo é alertar os homens para a necessidade de realização de exames a partir dos 45 anos

qua, 12/11/2003 - 8h56 | Do Portal do Governo

O Serviço de Urologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) está promovendo, até esta sexta-feira, dia 14, sua IV Campanha de Detecção de Doenças da Próstata no 4º andar do Prédio dos Ambulatórios. É um alerta aos homens para a necessidade de realização de exames anuais, a partir dos 45 anos, como forma de prevenção contra o câncer de próstata, a exemplo do que ocorre com o câncer de colo de útero e de mama nas mulheres. Homens com histórico familiar de câncer de próstata devem começar a prevenção aos 40 anos.

No primeiro dia da campanha foram atendidos em torno de 180 pacientes, funcionários públicos e dependentes. A campanha teve início no dia 10 vai se estender até o dia 14 de novembro. A novidade deste ano é que os ambulatórios do Iamspe situados no interior – Ceamas – encaminharam seus pacientes para a semana de prevenção.

Durante a consulta está sendo feita a coleta de sangue para a dosagem de PSA (antígeno prostático específico) e o exame clínico com o médico urologista. O resultado do exame será encaminhado para a residência do paciente com o retorno já agendado se houver alteração na taxa de PSA. Os pacientes que tiverem resultados considerados normais serão convidados para a próxima campanha em 2004. O câncer de próstata diagnosticado precocemente aumenta bastante a chance de cura. A mudança de hábitos alimentares também é recomendável, com a diminuição da quantidade de gorduras saturadas e colesterol durante as refeições.

Os sintomas variam de acordo com a gravidade de cada caso. Em geral, o paciente apresenta dificuldade em conter a urina, jato urinário fraco e sensação de não esvaziar a bexiga após urinar, entre outros. O problema é que a doença, às vezes, pode ocorrer sem sintomas ou ser confundida com outras doenças da próstata, por isso só a consulta com o especialista garante o diagnóstico.

Da Assessoria de Imprensa do Iasmpe

C.C.