IPT: Equipe desenvolve software para integração dos resultados de diversos glicosímetros

Será aplicado experimentalmente em testes de funcionários

ter, 28/10/2003 - 19h18 | Do Portal do Governo

Glicosímetros são aparelhos importantes para controle diário de pessoas diabéticas. Eles servem para monitorar com precisão a taxa de açúcar presente no sangue. Uma dificuldade vivida por estas pessoas é a incompatibilidade para a comunicação de dados entre esses aparelhos.

Agora, porém, um software que está em fase final de desenvolvimento no IPT poderá colocar um ponto final no problema e liberar os usuários para optar pelo aparelho que acharem mais conveniente, independentemente do fabricante. Guardadas as proporções, diabéticos terão a mesma liberdade de escolha em relação aos glicosímetros que têm hoje, na hora de abastecer, os motoristas que adquiriram um veículo bicombustível.

O trabalho desenvolve-se no Centro de Tecnologia XML do IPT, resultado de uma parceria com a HP, Microsft, SCIL e 3Com, inaugurado no início deste ano. O software responde à demanda de um cliente do Instituto, a empresa IDvida. A empresa produz e comercializa cartões ‘inteligentes’ para identificação de pessoas com os respectivos dados de saúde, disponibilizando informação instantânea e simultânea, inclusive no caso de acidentes, para a família e o médico ou assistência médica responsável.

O software integra simultaneamente dados por telefone – recurso já existente – computador e handheld via internet. Segundo Fatiam Porcaro, da equipe do IPT, o acesso aos dados pessoais de saúde pela internet tornará a assistência médica mais ágil e eficaz, diminuindo drasticamente o tempo entre um exame de glicosímetro e a prescrição de medidas adequadas. O objetivo do Centro de Tecnologia XML é desenvolver soluções que têm por ferramenta a informática, aplicáveis a qualquer área de atividade.

Fazemos desenvolvimentos tecnológicos em prazos muito curtos, entre quatro e cinco semanas, no máximo. Nos dias 29 a 31 de outubro, os funcionários do IPT passarão por teste para detectar diabetes tipos 1 e 2. Aqueles que estiverem em situação de risco serão monitorados durante 30 dias. Para isso, os fabricantes de glicosímetros no País – Abbott, Bayer, Johnson e Roche – fornecerão 132 aparelhos exclusivamente para a realização dos testes de integração do novo software. A Casio fornecerá os handhelds necessários.