Educação: Programa Teia do Saber incentiva professor a retornar à universidade

Neste ano, o programa formou 12 turmas para capacitação

ter, 21/10/2003 - 13h37 | Do Portal do Governo

A Diretoria de Ensino (DE) de Jundiaí firmou contrato com a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) para ministrar cursos de Metodologia de Ensino, em diferentes disciplinas dos ensinos fundamental e médio. A capacitação – que terá 80 horas e atingirá 440 dos 1,2 mil professores da rede pública estadual inscritos – faz parte do programa Teia do Saber, da Secretaria de Estado da Educação.

Trata-se de programa pioneiro na formação continuada de professores, com a finalidade de aliar o trabalho de fundamentação teórica com a vivência dos educadores, mantendo-os atualizados sobre as novas metodologias de ensino. O projeto capacita os professores a utilizar novas tecnologias para as dificuldades encontradas em sala de aula.

Na aula inaugural, realizada dia 11, no auditório do campus 1, os alunos foram recepcionados pelo pró-reitor de graduação da PUC de Campinas, Jamil Cury Sawaia, com um discurso de incentivo, e com a apresentação da orquestra da universidade. Participaram, também, o dirigente de ensino da DE de Jundiaí, Onofre Martins, e a assistente técnico-pedagógica do Teia do Saber, professora Luciana Franco de Lima Itami.

Cursos gratuitos

O curso será oferecido todos os sábados, sendo que algumas turmas terão aulas, também, durante a semana, até o mês de dezembro.
“Os professores do ciclo II do ensino fundamental (5ª a 8ª séries) e do ensino médio aprenderão metodologias de ensino em todas as disciplinas com a utilização de novas tecnologias, questões da relação professor-aluno e de avaliação e acompanhamento dos alunos”, diz Luciana.

Um dos objetivos da contratação de universidades para a realização dos cursos – que são totalmente gratuitos – é incentivar o retorno dos professores à vida acadêmica. “Serão ministrados na própria universidade, permitindo, dessa forma, a retomada de estudos e pesquisas, além de estimular os professores a iniciar um curso de mestrado”, frisa o dirigente de ensino Onofre Martins.

Doze turmas

Neste ano, o programa formou 12 turmas para capacitação: duas, com 72 professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental; três, compostas por 98 educadores de Língua Portuguesa e Literatura do ensino médio; duas com 67 professores de Matemática do ensino médio; uma de matemática, com 33 professores do ensino fundamental; duas com 47 educadores de Ciências Físicas e Biológicas do ensino fundamental; duas com 52 professores de Ciências da Natureza do ensino médio; e duas de História e Geografia, com 71 professores do ensino médio.

Marcia Bitencourt
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)