Seiscentos novos convocados do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego, da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), começarão a trabalhar nesta terça-feira, dia 21, no Comando de Policiamento de Área Metropolitana- CPA/M5 da Secretaria de Segurança Pública.
Vão desenvolver atividades em serviços gerais, telefonia, atendimento, manutenção dos prédios, auxiliar de cozinha, limpeza e conservação. Permanecerão no programa durante nove meses, com jornada de seis horas diárias, sendo quatro dias de prestação de serviços e um dia assistindo aos cursos de qualificação, que abrangem habilidades básicas, de gestão e específicas.
Benefícios
O programa oferece aos inscritos, além de ocupação por nove meses e bolsa no valor de R$ 210, cartão-alimentação, auxílio-deslocamento (ida e volta) ao local das atividades (quando o bolsista residir a distância superior a 3,5 km da Frente de Trabalho) e seguro de acidentes pessoais com cobertura de até R$ 5 mil em caso de invalidez permanente total.
Com 353 turmas em atividade na Secretaria de Segurança Pública (198 turmas na Polícia Militar com 2 mil inscritos e 155 na Polícia Civil com 1,1 mil inscritos), o programa totaliza 3,1 mil inscritos em atividades.
Quase 200 mil atendidos
O Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego atende a todas as secretarias de governo nos 39 municípios da região metropolitana de São Paulo e em Cubatão.
O objetivo é propiciar ocupação, renda e qualificação, além de ampliar as possibilidades de reinserção no mercado de trabalho aos menos favorecidos, com pouca escolaridade e desempregados há mais de um ano.
Com um milhão de inscritos, atendeu em quatro anos 193,5 mil pessoas, tendo convocado mais de 540 mil. A partir deste ano, os convocados recebem cestas básicas por meio de créditos em cartão alimentação para a compra dos gêneros alimentícios em estabelecimentos credenciados. Até o dia 30 de setembro foram investidos R$ 9,9 milhões em alimentação.
Da Agência Imprensa Oficial
(AM)