IPT: Geóloga do Instituto é indicada para diretoria de entidade internacional

Eda Freitas é a 1ª mulher eleita a compor a diretoria da International Society for Rock Mechanics

sex, 26/09/2003 - 13h07 | Do Portal do Governo

A pesquisadora Eda Freitas de Quadros, da Divisão de Geologia do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), é a primeira mulher eleita a compor a diretoria da International Society for Rock Mechanics (ISRM). Profissional de carreira no instituto, a pesquisadora dedicou sua vida profissional ao trabalho na Divisão de Geologia da instituição, desenvolvendo atividades nas áreas de mecânica e hidráulica das rochas.

Eda Quadros foi eleita para o cargo de vice-presidente para a América do Sul em reunião do Conselho da entidade, realizada na cidade de Sandton, África do Sul, no dia 7. Seu mandato é de quatro anos e inicia-se ainda neste ano. “A diretoria manifestou-se como sendo um momento histórico para a entidade a indicação de uma mulher para o cargo”, diz a pesquisadora de origem paraibana, graduada em Pernambuco e que consolidou a sua formação profissional na USP e no IPT.

África do Sul

A eleição da diretoria da ISRM é realizada durante o Congresso Internacional de Mecânica das Rochas. Seus membros permanentes são o presidente, os seis vice-presidentes – representando as regiões geográficas da África, América do Norte, América do Sul, Ásia, Austrália e Europa -, e o secretário-geral. A pesquisadora participou do evento na África do Sul com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Congressos sul-americanos

Nos últimos 15 anos, profundas modificações políticas e econômicas ocorreram na América do Sul, afetando as atividades de muitos profissionais comprometidos com os diversos ramos da engenharia e da geologia.

Essa situação teve grande influência no desenvolvimento dos variados grupos nacionais representativos da ISRM no continente sul-americano, explica a pesquisadora. No início dos anos 90, aproximadamente sete comitês desenvolviam atividades.

Hoje, esse número é menos da metade. “Assim, uma das principais tarefas da vice-presidente para a América do Sul será incentivar as atividades dos grupos nacionais locais. Além disso, procuraremos retomar os congressos sul-americanos de mecânica das rochas, que se realizavam sistematicamente a cada quatro anos, desde a década de 80 e que, infelizmente, foram interrompidos desde 1998”, afirma.

Ajuda internacional é meta da entidade

A ISRM é uma das três entidades internacionais de caráter acadêmico, representativas das comunidades técnicas ligadas à área de geotecnia. Seus objetivos incluem o incentivo à colaboração internacional entre os profissionais da área da mecânica das rochas e ao ensino e à pesquisa, que propiciem o avanço do conhecimento das propriedades dos materiais rochosos. Visa, também, à estabilidade, à segurança e à proteção ambiental na construção das obras em rochas, nos campos da engenharia civil, de minas e de petróleo.

No Brasil, a sociedade é representada pelo Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS). Segundo Eda Quadros, há muito trabalho para dinamizar a International Society na região.

Da Assessoria de Imprensa do IPT
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)