Evento: Instituto de Economia Agrícola promove palestra sobre setor varejista

Será no próximo dia 24, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

qui, 11/09/2003 - 17h35 | Do Portal do Governo

O Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) promove, no próximo dia 24, a palestra ‘Tendências e impactos sobre o bem-estar da concentração do varejo’ do economista Eduardo Luiz Machado. Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP e economista formado pela FEA-USP, Machado é doutor em teoria econômica pela FEA-USP.

Ele fará uma análise das questões concorrenciais associadas à elevação do poder de mercado do varejo moderno no relacionamento com seus fornecedores. Segundo seu trabalho, a visão tradicional da literatura convencionou que a elevação do poder de mercado no setor de distribuição teria impacto pró-competitivo, afetando positivamente o bem-estar da sociedade. Entretanto, a avaliação do efeito líquido sobre o bem-estar não é tão trivial como sugere a literatura.

O estudo mostra que os efeitos anticompetitivos do aumento do poder de mercado podem afetar negativamente o bem-estar da sociedade no longo prazo. Mostra também que o papel do varejo moderno ampliou-se na distribuição de bens, modificando sensivelmente a estrutura da cadeia do setor.

O evento será realizado às 14 horas, na sala de reuniões do IEA, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Avenida Miguel Stéfano, 3900, Água Funda – São Paulo, Capital.
Mais informações no Centro de Comunicação do IEA, pelo telefone (11) 5073-0244.

Instituto de Economia Agrícola
C.A