Cidadania: Itesp promove visita de estudantes a parque estadual

Objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente

qua, 03/09/2003 - 19h26 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras (Itesp), entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promove nesta quinta-feira, dia 4, uma visita de 40 estudantes da Escola Estadual Fazenda São Bento, de Mirante do Paranapanema, ao Parque Estadual do Morro do Diabo.

O parque é o maior remanescente da floresta estacional, um dos ecossistemas mais ameaçados da Mata Atlântica, no interior do Estado.

A visita será a sétima de um total de 12 turmas de alunos que o Itesp deve levar ao parque estadual por meio do seu programa de educação ambiental Pontal Verde. O objetivo é conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Também está previsto um curso de agricultura sustentável e agroecologia nos dias 10 e 11 de setembro, em Teodoro Sampaio, para 50 pessoas, entre produtores rurais assentados e técnicos da fundação.

As atividades são financiadas por um convênio entre o Itesp e o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), que teve início em abril do ano passado e termina no final deste ano. O investimento total é de R$ 50 mil, sendo metade com recursos orçamentários do Itesp e metade com repasses do Fehidro.

Para este quadrimestre, estão previstas a realização de mais três visitas de estudantes ao Morro do Diabo, mais dois cursos em agroecologia e a implantação de dois miniviveiros de mudas em assentamentos do Pontal do Paranapanema.

Helton Ribeiro da Secretaria de Justiça
C.A