Saúde: Instituto Pasteur prorroga exposição de fotos e documentos

Interessados têm até o final de setembro para visitação

qua, 03/09/2003 - 15h49 | Do Portal do Governo

O Instituto Pasteur, órgão da Secretaria de Estado da Saúde, prorrogou até 30 de setembro a exposição de fotos e documentos ‘Centenário do Instituto Pasteur’.

Aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, a exposição tem dois módulos, no Espaço Fiat. O primeiro, intitulado ‘Trajetória do Instituto Pasteur – 1903-2003’, conta a história da instituição desde sua fundação, apresentando cerca de 60 painéis com fotografias, textos e documentos representativos de sua atuação e demonstrando a evolução do instituto durante estes 100 anos de existência.

O segundo módulo, ‘Louis Pasteur – 1822-1895’, apresenta uma coleção de 11 pôsteres sobre a vida e o trabalho do pesquisador francês que descobriu a vacina anti-rábica, abordando suas pesquisas e cristalografia, estudos do vinho, doença do bicho da seda, doenças infecciosas e profilaxia da raiva, dentre outras. A mesma exposição foi realizada pelo Institut Pasteur de Paris no centenário da morte de Louis Pasteur, em 1995. ‘Com a prorrogação a população ganha mais uma oportunidade para conferir documentos e fotos de imenso valor histórico’, diz a diretora do Instituto, Neide Takaoka.

Referência nacional em pesquisa e controle de raiva animal e humana, o Pasteur, que completou cem anos em 5 de agosto, ocupa uma das cinco casas mais antigas que ainda permanecem na Paulista. O imóvel possui cerca de 1.200 metros quadrados de área total e preserva, com pequenas modificações, suas características arquitetônicas desde 1918, quando o instituto foi doado ao Governo do Estado. Trata-se do único laboratório que faz diagnóstico de raiva humana no Estado de São Paulo.

‘O Instituto Pasteur foi um marco na história de São Paulo e do país. Sua atuação permitiu que, nos últimos oito anos, apenas três casos de morte por raiva humana fossem registrados em todo o Estado’, afirma o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata.

O Espaço Fiat fica na avenida Paulista, 407 – no bairro do Paraíso.

Serviço
Exposição ‘Centenário do Instituto Pasteur’
Local: Espaço Fiat (av. Paulista, 407)
Período da mostra: até 30 de setembro
Horário: 9h às 17h, de segunda a sexta-feira
Informações: (11) 288-0088
www.pateur.saude.sp.gov.br

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa
Mais informações
(11) 3066-8708 ou 3066-8702

GB