Unicamp: Inaugura Bibliotecas Central e Digital

É o maior acervo eletrônico do Brasil

ter, 19/08/2003 - 10h45 | Do Portal do Governo

do Portal da Unicamp
Por Isabel Gardenal

O reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz, o vice-reitor, José Tadeu Jorge, bem como os pró-reitores de graduação, José Luiz Boldrini; de desenvolvimento universitário, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva; e de pesquisa, Fernando Ferreira Costa, além de professores, funcionários e alunos, compareceram à cerimônia de inauguração da Biblioteca – ocorrida na sexta-feira, dia 15 -seguida de descerramento de placa na sala, localizada no 1º piso da BC, que acomodará os interessados em desenvolver trabalhos, sobretudo de biblioteca digital.

O diretor da BC, Luiz Atílio Vicentini, agradeceu nominalmente as pessoas que colaboraram para a concretização do projeto, que totaliza mais de 300 mil páginas digitalizadas, 45 mil downloads de teses e 70 mil visitas à Biblioteca Digital. “É tecnologicamente atual, pois utiliza recursos de software livre e o que é melhor: totalmente feita por profissionais da casa”, comemora Vicentini.

O objetivo da nova biblioteca é difundir a produção científica, acadêmica e intelectual da Universidade, trabalho brasileiro que deverá se colocar entre os melhores do mundo. Um dos feitos pioneiros neste sentido foi iniciado pela Biblioteca do Instituto de Física “Gleb Wataghin” com teses.

Brito Cruz elogiou a iniciativa da biblioteca recém-inaugurada, afirmando que a Unicamp gerará conteúdos que serão lidos no mundo todo. “Temos aprendido com outros países, mas também queremos ensinar’, disse.

Com as iniciativas, o software Nou-Rau e a Biblioteca Digital passaram a realizar um trabalho conjunto, visando integração de formatos de recuperação de informações usuais em bibliotecas, sem perder a característica principal do software. A comunidade interna e externa terá agora um importante mecanismo de informações, com teses, artigos, fotografias, ilustrações, imagens, obras de arte, revistas, entre outros oferecimentos. Uma parceria com o Portal Universia, por meio do site Especial Unicamp, levará a Unicamp para mais de dez países, em línguas espanhola e inglesa.

Destaque

De acordo com os registros da Biblioteca Digital da Unicamp, a dissertação de mestrado mais acessada nos últimos meses foi a intitulada “Tecnologia e educação: estudo da TV Escola no Amazonas”, de autoria do pesquisador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), Marcus Vinicius Ozores, doutorando da Faculdade de Educação.

Em maio do ano passado, a dissertação teve 800 downloads e já era destaque. Os acessos aumentaram, chegando a 1200 acessos hoje. Marcus Vinicius foi aplaudido durante a cerimônia de inauguração realizada no auditório da BC.

Mais informações podem ser obtidas no site
www.unicamp

V.C