(Flash) – Fapesp faz parceria com o setor privado para estudar o genoma do eucalipto

Declaração foi feita na manhã desta segunda-feira, dia 18, pelo governador Geraldo Alckmin, em Jacareí

seg, 18/08/2003 - 11h39 | Do Portal do Governo

A inauguração da ampliação da fabrica da Votorantim Celulose e Papel (VCP), em Jacareí, prova a confiança do grupo no Brasil. A declaração foi dada na manhã desta segunda-feira, dia 18, pelo governador Geraldo Alckmin. O evento ainda não começou porque as autoridades, entre elas o empresário Antônio Ermírio de Moraes, estão aguardando a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se atrasou por causa das condições do tempo.

Alckmin afirmou que o Brasil é o 7º produtor em celulose e o 11º em papel. Ele elogiou o fato da Votorantim estar usando tecnologia de ponta e o respeito ao meio ambiente, o que vem de encontro ao protocolo de Kioto, com o reflorestamento dos locais de onde as árvores estão sendo retiradas, o que ajuda a fixar o carbono e a liberar o oxigênio.

Alckmin anunciou que o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), está fazendo uma parceria com o setor privado para estudar o genoma do eucalipto. ‘O Brasil tem uma competitividade imbatível no setor de papel e celulose e os investimentos aqui aplicados vão resultar na geração de mais emprego e renda, além de aumentar as exportações’, declarou o governador.

A VCP exporta para mais de 50 países, entre os quais grandes competidores como Canadá, China, Japão e tem como principais mercados Europa (45%), Ásia (40%) e Estados Unidos (15%). A meta para 2003 é exportar 620 mil/toneladas, mais que o dobro das 270 mil embarcadas em 2002.

Valéria Cintra