Meio Ambiente: Tratamento de água é tema de seminário

Curso será realizado no dia 23 de agosto

seg, 11/08/2003 - 20h57 | Do Portal do Governo

Com o aumento da população e da atividade industrial, aumentou proporcionalmente o volume de efluentes e de esgotos, o que originou a necessidade da criação de alternativas para o tratamento da água para evitar epidemias, mortandade de organismos aquáticos etc.

Com o objetivo de transmitir informações sobre diferentes sistemas de controle de contaminação microbiológica e química em águas, a SNatural Projetos e Equipamentos para Oxigenação e a Thera Eventos, com o apoio da Câmara Brasil-Alemanha, promovem o seminário ‘Água: Saneamento e Reuso, parte II: Controle de Contaminações’.

O evento será no dia 23 de agosto, das 8h30 às 16 horas, no auditório do Instituto de Pesca, avenida Francisco Matarazzo n.o 455, Parque da Água Branca, São Paulo. A inscrição pode ser feita pelo telefone/fax: (011) 6976-3700 (às terças ou quintas-feiras), ou pelo e-mail: thera@terra.com.br.

Anos atrás, os poucos efluentes produzidos eram simplesmente jogados nos cursos d’água, onde se processava a depuração por vias naturais.

Um grande volume de água limpa e oxigenada diluía a pouca carga de esgotos e resíduos industriais, e os microorganismos existentes nos cursos d’água se encarregavam da degradação oxidativa desse alimento inesperado, retirando pouco oxigênio da água sem interferir na vida aquática.

O seminário aborda: legislação envolvendo a contaminação microbiológica e química em águas, sistemas de esterilização, pré-tratamento: sistemas de filtração, precipitação/decantação, controle de corrosão e incrustações em águas industriais, uso de polímeros (poliacrilamidas) em Ete’s e Eta e sistemas de ultrafiltração em efluentes industriais.

Instituto de Pesca
C.A