Fórum São Paulo: Governo quer realizar trabalho preventivo na Defesa Civ

Afirmação foi do Coronel Roberto Allegretti, secretário chefe da Casa Militar

sex, 08/08/2003 - 11h27 | Do Portal do Governo


Discutir estratégias, identificar problemas e encontrar soluções mais econômicas são alguns dos objetivos da Casa Militar para a região administrativa de São José do Rio Preto. A afirmação foi feita nesta sexta-feira, dia 8, durante o Fórum São Paulo – Governo Presente, pelo secretário chefe da Casa Militar, Coronel Roberto Allegretti.

Ele falou da importância do trabalho preventivo em Defesa Civil. Para isso, o Governo já está agindo e realizando o mapeamento da área de risco no Estado. Sua preocupação é com os municípios que não integram o Sistema de Defesa Civil. “Eles acreditam que não haja área de risco, mas podemos afirmar o contrário, porque o risco sempre existe, mas, às vezes, ele não está previsto”, disse.

“A Defesa Civil está trabalhando com um conceito de regionalização dos seus planos de atendimento à população”, disse o secretário. Segundo ele, a idéia é trabalhar com regiões de governo num número menor de municípios, estabelecendo planos regionais para que cada cidade conheça a realidade da outra e, em uma eventualidade, na ocorrência de um desastre, estar preparada para auxiliar o outro município.

Reforçar a participação de todos os 645 municípios nesse mapeamento até o fim do ano é o objetivo do Estado. Atualmente, 524 cidades estão integradas ao Sistema Estadual de Defesa Civil. Na região de São José do Rio Preto faltam apenas quatro municípios para integrá-lo.

Allegretti deixou claro que não há nenhum ônus para os municípios restantes formarem suas equipes e integrarem o Sistema de Defesa Civil. Para isso, basta ter pessoas voluntárias que não precisam ser funcionários específicos dessa área de desastre. Elas serão treinadas pelo Estado, que mandará os recursos. “A estruturação da equipe municipal de Defesa Civil não trará custos adicionais, só benefícios ao município, porque toda a assessoria necessária virá do governo estadual”, finalizou.

Lílian Santos

GB