Trens: Experiência da CPTM na implantação do BSC é apresentada em conferência

Evento foi promovido pela International Business Comunications (IBC)

qui, 26/06/2003 - 19h40 | Do Portal do Governo

A experiência na implantação do BSC (Balanced Scorecard) pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), surpreendeu os participantes da 6ª Conferência Anual ‘Melhores Práticas na Utilização de Indicadores de Desempenho’. O evento, realizado nesta quinta-feira, dia 26, foi promovido pela International Business Comunications (IBC), no Grand Hotel Mercure, na capital.

‘Quem assistiu à palestra ficou surpreso com o engajamento de uma empresa pública como a CPTM na implantação do BSC’, conta Saulo Pereira Vieira, Gerente de Planejamento Empresarial da companhia, um dos responsáveis diretos pela aplicação da metodologia e que apresentou o ‘case’.

Desde terça-feira, dia 24, 11 empresas de grande porte como a Petrobrás, Siemens, Bahia Sul Celulose, Companhia Siderúrgica de Tubarão, Fiat, Tam, e entre elas a CPTM, apresentam estudos de caso e resultados práticos das ferramentas e metodologias relacionadas aos indicadores de desempenho.

Saulo mostrou o atual estágio de implementação dos modelos de BSC: o Corporativo, o de Suprimento e o de Prestação de Serviços. Também abordou a questão do comprometimento das áreas, inclusive a alta direção, bem como os erros e acertos na condução do processo, além da mudança de cultura que está acontecendo na empresa com a nova metodologia.

O quê é BSC?

Sem tradução ao pé da letra, o Balanced Scorecard significa modelo de gestão baseado em quatro indicadores principais de desempenho que precisam estar equilibrados: o financeiro, do cliente, do aprendizado e conhecimento, e dos processos internos de uma empresa.

-C.M.-