HC chega aos 3 mil transplantes renais em 38 anos

O Estado de S. Paulo - 13/6/2003

sex, 13/06/2003 - 10h40 | Do Portal do Governo

Trinta e oito anos após realizar o primeiro transplante de rim no Brasil, a Divisão de Clínica Urológica do Hospital das Clínicas atingiu a marca de 3 mil transplantes renais. A paciente que simbolizou o recorde foi Ivaldete Maria da Silva, de 28 anos, que recebeu um novo rim em 11 de maio e teve alta no dia 23.

O serviço do HC é um dos que mais realiza esse tipo de cirurgia no País e desenvolveu experiência em transplantes de alta complexidade. ‘Nossos médicos têm a maior experiência da América do Sul em transplantes renais pediátricos, em crianças a partir de 2 anos’, disse o médico Willian Nahas, chefe cirúrgico da Unidade de Transplante Renal.

Pólio – A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo pretende imunizar 3,3 milhõs de crianças de até 5 anos no sábado, durante a primeira fase da Campanha Nacional contra a Paralisia Infantil. Cerca de 5,5 milhões de doses serão distribuídas em 14 mil postos de vacinação, que também terão doses de outras vacinas. A vacinação será das 8 horas às 17 horas.