IPT: Instituto de Tecnologia realiza encontro com parceiros empresariais e de pesquisa

Será nesta quinta-feira, dia 12

qua, 11/06/2003 - 19h30 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 12, o IPT realiza encontro com parceiros empresariais e de pesquisa. Apresentará inovações estratégicas do laboratório de metrologia elétrica.

Pesquisadores do Laboratório de Metrologia Elétrica (LME) do IPT, vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo do Estado de São Paulo, apresentam nesta quinta-feira, dia 12 suas atividades diferenciais e a capacitação técnica para calibração de instrumentos.

A apresentação, feita durante o Encontro sobre Inovações Estratégicas do Laboratório de Metrologia Elétrica, proporcionará aos participantes uma visão geral dos serviços oferecidos pelo laboratório, como controle e gerenciamento de instrumentos.

O Encontro mostrará também um sistema inédito no Brasil de como o cliente poderá fazer o acompanhamento “on-line” via Internet do serviço de calibração em andamento. O público-alvo é composto de profissionais ligados a empresas industriais, laboratórios e área de pesquisa, que são ou poderão tornar-se clientes e parceiros do Laboratório. Segundo a pesquisadora Maria do Carmo Scuccuglia, do LME, calibração de instrumentos é indispensável para a garantia da qualidade dos produtos.

As calibrações de instrumentos elétricos, como multímetros, geradores, fontes e décadas (resistências), feitas pelo LME, integram a lista de serviços credenciados pela Rede Brasileira de Calibração / Inmetro (RBC 047). A calibração de instrumentos de telecomunicações nas áreas de rádio-freqüência e óptica, além de TV e vídeo, também são disponibilizadas pelo LME com rastreabilidade assegurada. Mais detalhes sobre a capacitação do Laboratório podem ser obtidos pelo e-mail lme@ipt.br.


Programa
8h30 – Recepção – auditório Cid Vínio, Prédio 36 do IPT na Cidade Universitária, zona oeste da capital.
9 horas – Abertura.
9h15 – Destaques do Laboratório de Metrologia Elétrica do IPT – diferencial de serviços oferecidos, principais ações de liderança, investimentos e inovações estratégicas recentes.
10h15 – Acompanhamento de Serviços de Calibração pela Internet – o recurso permite que o cliente verifique o andamento de um serviço, desde a entrega do instrumento até a liberação do certificado.
11h15 – Automação de Laboratórios de Calibração – apresentação de software para gerenciamento de serviços, controle de instrumentos, execução de calibração, cálculo de incerteza e emissão de certificados.
12h15 – Visita Monitorada ao Laboratório de Metrologia Elétrica do IPT.

Mais detalhes para participação no encontro do LME podem ser obtidos pelo telefone (11) 3767.4176 ou pelo e-mail eventos@ipt.br.

-C.M.-