Quadro ‘Operários’, de Tarsila do Amaral, voltará para Campos do Jordão

A transferência será realizada após o dia 26 de junho

qui, 22/05/2003 - 17h18 | Do Portal do Governo

Os Operários, da pintora modernista Tarsila do Amaral


Com referência às notícias de que o famoso quadro ‘Os Operários’, da pintora modernista Tarsila do Amaral, seria transferido para a Pinacoteca do Estado, a Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado de São Paulo esclarece o seguinte:

1) Logo após o dia 26 de junho, quando termina o seu período de exibição no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, o quadro voltará ao Palácio da Boa Vista, em Campos do Jordão, a tempo de estar lá durante toda a temporada de inverno.

2) Paralelamente, o Governo está preparando a unificação dos acervos da Pinacoteca do Estado, do Palácio dos Bandeirantes e do Palácio da Boa Vista em Campos do Jordão, sob a coordenação da Pinacoteca do Estado.

3) A unificação permitirá um rodízio anual de algumas das obras de arte desses acervos, de forma que elas possam ser apreciadas pelos visitantes desses três locais de exposição, conferindo a eles maior atrativo ao público e, consequentemente, mais visibilidade a esse patrimônio riquíssimo. Assim a cidade de Campos do Jordão terá acesso a diferentes tesouros da Pinacoteca e do Palácio dos Bandeirantes, como quadros de Portinari, Lasar Segall, Brecheret, entre outros.

4) A medida também garantirá melhores condições de conservação das obras, pois a Pinacoteca tem uma das melhores oficinas de restauro da América Latina, além de museólogos e outros especialistas, que passarão a zelar por todas as obras dos acervos unificados.