O sonho de muitos consumidores é conseguir comprar a casa própria. Atualmente há várias opções, e para escolher aquela mais adequada ao seu orçamento é preciso saber sobre as modalidades oferecidas no mercado financeiro. A Fundação Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça do Governo do Estado de São Paulo informa quais os cuidados para contratar um consórcio de imóveis.
O consórcio imobiliário é um sistema que reúne um grupo de pessoas físicas ou jurídicas para auto financiamento de bens com a contemplação através de sorteio e ou lance. Disciplinado e fiscalizado pelo Banco Central, atualmente é uma modalidade confiável. Entretanto, em função da elevação da oferta com diversas empresas anunciando a abertura de grupos, os consumidores devem tomar alguns cuidados quando decidirem aderir.
O que deve ser observado no contrato
As cláusulas estabelecidas no contrato devem ser lidas antes de assiná-lo. Esteja atento se há:
Algumas vezes o consorciado não consegue apresentar as garantias para pegar a carta de crédito, este será depositado em uma conta com rendimentos. O consorciado continuará pagando normalmente as parcelas, e ao final do plano retirará o valor total contratado.
Para os que foram contemplados, apresentaram garantias e optarem por não utilizar o crédito, o valor será depositado em uma conta com rendimentos e o consumidor poderá utiliza-lo a qualquer momento.
Verifique sempre
É importante saber
É importante que o participante compareça sempre às assembléias, como forma de acompanhar permanentemente a saúde financeira do grupo, e também guardar todos os prospectos publicitários do consórcio, para garantir o cumprimento da oferta por parte da empresa. Esses documentos passam a integrar o contrato.
Se houver desistência ou exclusão do consumidor, o valor pago somente será devolvido ao final das operações do grupo. Serão descontadas a taxa de administração, um percentual de seguro (se contratado) e prejuízos causados ao grupo, cujo redutor tem que estar estipulado em contrato.
Caso o consorciado não queira participar do sorteio nas assembléias, deverá manifestar a sua vontade com antecedência e por escrito perante a administradora.
Estando atento para estes itens o consumidor poderá ter nessa modalidade uma opção para aquisição da sua moradia, sem problemas decorrentes da desinformação.
Os consumidores que tiverem alguma dúvida ou reclamação poderão recorrer a Fundação Procon-SP, que atende pessoalmente nos postos do Poupatempo Sé (Pça. do Carmo, s/n), Santo Amaro ( R. Amador Bueno, 176/258) ou Itaquera (Metrô Itaquera), por carta Caixa Postal 3050 CEP 01061-970 SP-SP, por Fax (11) 3824-0717 por telefone 1512 (informações) ou para obter informação sobre reclamações contra empresas 3824-0446.
Assessoria da Fundação Procon
C.A