Pequisa: Cosméticos são eficazes na prevenção do envelhecimento cutâneo

Estudo foi realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP

ter, 06/05/2003 - 12h05 | Do Portal do Governo

Da Agência de Notícias da USP


Por Valéria Dias

Pesquisa realizada pela farmacêutica da USP, Luciana Scotti, mostra que os cosméticos são realmente eficazes na prevenção do envelhecimento cutâneo. Segundo a pesquisadora, fotoproteção, hidratação, estímulo da regeneração celular e umectação, entre outras propriedades fornecidas pelos cosméticos, promovem aparência jovial por mais tempo, aumentam a auto-estima e o bem estar.

A dissertação Estudo do envelhecimento cutâneo e da eficácia cosmética de substâncias ativas empregadas em combatê-lo consistiu na leitura e análise de vasta literatura (nacional e internacional) disponível sobre cosméticos empregados para evitar, reduzir e até remediar esse tipo de envelhecimento. Os hidratantes, umectantes, emolientes, filtros solares, vitaminas, retinóides, alfa e beta hidroxiácidos e antioxidantes são algumas dessas substâncias.

Dentre as conclusões da pesquisa, Luciana destaca que o envelhecimento cutâneo, apesar de não comprometer as principais funções da pele, possui grande peso social e altera o bem estar psicológico da pessoa. ‘O atual mercado consumidor de produtos cosméticos é exigente e baseado em conceitos científicos’, afirma a pesquisadora.

Exposição solar

Luciana conta que 80% dos sinais visíveis do envelhecimento cutâneo são causados pelo sol e pelos radicais livres formados por seu estímulo. ‘O uso de protetores solares pode e deve feito desde a infância’, recomenda a pesquisadora.

Já os sinais não visíveis referem-se à diminuição da síntese do colágeno, elastina e outras macromoléculas, menor regenaração celular, diminuição das defesas antioxidantes, espessamento dos vasos, fibras de colágeno que ficam quebradiças, as fibras de elastina que se fragmentam, dentre outras alterações.

O estudo também diz que a prevenção continua sendo a melhor maneira de combater o envelhecimento da pele, assim como a adoção de hábitos saudáveis de vida. ‘Praticar esportes, não fumar, não ingerir álcool e permanecer bem hidratado são ações que devem ser adotadas durante toda a vida, pois irão retardar o processo de envelhecimento.’

Luciana lembra ainda que, atualmente, é mais lenta a degradação da elastina da pele e de outros órgãos. O resultado disso é a maior elasticidade da pele e um menor aparecimento de patologias ligadas à idade. ‘Paralelamente a esse fato, o uso de cosméticos nos dias de hoje é bem maior do que antigamente, o que ajuda a retardar o envelhecimento cutâneo.’

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail lscotti@dialdata.com.br

V.C.