São Paulo participa de Fórum Mundial sobre Governo Eletrônico

Evento está sendo realizado até a próxima quarta-feira, dia 7, em Estocolmo, capital da Suécia

seg, 05/05/2003 - 18h29 | Do Portal do Governo

Evento está sendo realizado até a próxima quarta-feira, dia 7, em Estocolmo, capital da Suécia

As vantagens econômicas e organizacionais obtidas pelo Estado de São Paulo após a criação do Governo Eletrônico, no ano de 1995, estão sendo debatidas na 5ª edição do Lotus Global Goverment Fórum, que este ano realiza-se em Estocolmo, capital da Suécia. O evento acontece até a próxima quarta-feira, dia 7, e conta com cerca de 250 executivos, representando 30 países dos cinco continentes.

São Paulo foi convidado para representar o Brasil na apresentação de dois projetos considerados de grande sucesso na área de governo eletrônico. O Programa de Educação Continuada – Formação Profissional (PEC), da Secretaria da Educação, foi um dos escolhidos. A coordenadora do PEC, Beatriz Scavazza, fez a apresentação da palestra “Criando uma rede para melhorar a qualidade do ensino público.”

Por meio da utilização de uma ferramenta do software IBM Lotus, o Estado de São Paulo criou uma rede de ensino à distância que graduou todos os professores paulistas de ensino fundamental que ainda não possuíam o curso de pedagogia. A palestra de Beatriz Scavazza foi realizada no auditório principal, como um dos destaques do Fórum.

De acordo com o diretor mundial da Lotus, Ambuj Goyal, o projeto paulista é uma das mais importantes experiências na área de ensino à distância do mundo. O representante do governo inglês, Joe McCrea, também manifestou sua apreciação pelo projeto e foi além, considerando-a a melhor experiência nesta área. Cópia da palestra de Beatriz Scavazza deverá ser colocada no portal do governo inglês, como exemplo de iniciativa. Representantes de outros países também solicitaram cópia da apresentação para mostrarem a seus governantes.

Amanhã, será a vez do coordenador do Sistema Estratégico de Informações (SEI) da Casa Civil, Roberto Agune, falar em nome do Estado de São Paulo. Ele fará um balanço de como surgiu o Governo Eletrônico paulista, há oito anos, até a criação do Portal do SEI (www.sei.sp.gov.br), com o objetivo de atender melhor e democraticamente às necessidades da sociedade.

Agune irá apresentar a palestra “Portal para transparência na Administração Pública”. Ele irá exibir como foi criado o Cadastro de Serviços Terceirizados, que agrega todas as ações das Secretarias e Órgãos do Estado, impedindo gastos desnecessários. Só com este cadastro foi possível uma economia de R$ 7,2 bilhões.

O coordenador encerrará o discurso mostrando os benefícios do Governo Eletrônico para a população, com serviços disponíveis como o Poupatempo, o Posto de Atendimento ao Trabalhador, o Licenciamento Eletrônico de Veículos, a Central Única de Marcação de Consultas, o Boletim de Ocorrência pela Internet, o Disque Detran e a Central de Transplantes.

Rogério Vaquero