Saúde: Caminhoneiros fumantes apresentam problemas nas vias aéreas respiratórias

Balanço do 'Saúde na Área' também mostrou que 20%dos motoristas têm problemas de visão

qui, 17/04/2003 - 18h11 | Do Portal do Governo

A campanha ‘Saúde na Área’, realizada na semana passada pela Triângulo do Sol apontou que 71% dos caminhoneiros fumantes têm problemas nas vias aéreas respiratórias. Os exames foram realizados por alunos do Centro Universitário de Araraquara (Uniara). Os resultados da campanha também mostraram problemas de visão em 20% dos motoristas e pressa alta em 10%. Essa foi a 9ª edição do programa, que até o momento já atendeu 3,8 mil caminhoneiros que trafegam pela região.

A última edição do Saúde na Área prestou atendimento a 428 motoristas entre os dias 8 e 10 de abril. Ao todo, foram aplicadas mais de 1,1 mil vacinas contra tétano, difteria, sarampo, rubéola, febre amarela e hepatite B. Além das vacinas e dos exames, o evento também ofereceu consultas médicas e odontológicas, cortes de cabelo e brindes para os participantes.

Segundo a supervisora de estágio em fisioterapia cardio-respiratória da Uniara, Fernanda Negrini, os exames das vias respiratórias serviram como sinal de alerta aos caminhoneiros fumantes. ‘Eles puderam conferir como o cigarro obstrui as vias’, explica. Dos 115 motoristas que fizeram o exame, 54% são fumantes ou ex-fumantes.

O ‘Saúde na Área’ vem sendo realizado pela concessionária desde novembro de 2001 com objetivo de alertar e conscientizar o caminhoneiro sobre a importância dos cuidados com a saúde, diminuindo assim os riscos de acidentes nas estradas. A próxima campanha vai ocorrer nos dias 27, 28 e 29 de maio.

Todas as edições do ‘Saúde na Área’ são realizadas na área de descanso da concessionária e no Pate/Matão do Sest/Senat, no quilômetro 291 da rodovia Washington Luiz. A Triângulo do Sol conta com apoio do Sest/Senat – Pate 12/Matão, São Francisco Resgate, Posto de Saúde de Matão e Escola Técnica Dr. Adail Nunes da Silva, de Taquaritinga.