Alckmin lança base do Fome Zero paulista

O Estado de S. Paulo - 14/4/2003

seg, 14/04/2003 - 9h07 | Do Portal do Governo

Alexandre Rocha


Governador atende ao apelo de Lula e cria o Consea-SP
para alavancar combate à fome no Estado

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), atendeu à convocação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para alavancar o programa Fome Zero nos Estados. Mas a resposta, com a criação do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-SP), terá a ‘cara’ de São Paulo.

‘Aqui é diferente do Norte e Nordeste, do ponto de vista do desenvolvimento econômico e das necessidades. Mas aqui também há muita pobreza e desigualdade, e nós temos de enfrentá-las e superá-las’, diz a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado, Maria Helena Guimarães de Castro.

No fim de janeiro, ao instalar o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea), Lula disse que a criação de órgãos semelhantes nos Estados e municípios ajudaria a implementar o Fome Zero em todo o País. O Consea-SP foi criado por decreto assinado na sexta-feira pelo governador e deve ser efetivamente instalado até o início do mês que vem.

Ação integrada – Um dos objetivos do conselho, segundo Maria Helena, será justamente fazer a articulação com o órgão nacional, tanto na discussão local de deliberações tomadas em Brasília como para servir de ponte para as demandas do Estado chegarem à esfera federal.

O foco dos trabalhos do Consea-SP serão as 850 mil famílias do Estado com renda igual ou inferior a um salário mínimo. De acordo com a secretária, cada família corresponde, em média, a 4,5 pessoas. ‘O Objetivo do Consea-SP, e do Fome Zero, é combater a pobreza. Nós queremos trabalhar juntos, não adianta cada um atirar para um lado’, disse.

Nesse sentido, segundo Maria Helena, o conselho vai trabalhar fortemente ligado à Rede Social São Paulo, lançada recentemente por Alckmin para integrar os programas sociais dos governos federal, estadual e municipais e ações de entidades da sociedade civil.

‘Segurança alimentar é um conceito muito amplo, envolve educação alimentar, a qualidade e o aproveitamento dos alimentos, geração de renda, melhorias na escolaridade, a área da saúde, condições de higiene e moradia em boas condições. Não se restringe apenas à comida, mas ao desenvolvimento de uma sociedade saudável’, disse Maria Helena.

Sociedade – Assim como o Consea de Lula, o Consea-SP vai servir como órgão de assessoramento do governador na formulação de políticas na área da segurança alimentar, além de atuar como ‘obilizador’das entidades da sociedade civil.

O órgão será formado por 45 conselheiros, sendo 15 do governo do Estado e outros 30 da sociedade civil, entre sindicalistas, empresários, religiosos e representantes de ONGs e movimentos sociais. A própria Maria Helena vai presidir o órgão.