Segurança: Número de seqüestros-relâmpagos cai 63% em São Paulo

nd

qui, 10/04/2003 - 17h35 | Do Portal do Governo

Secretaria da Segurança Pública


O número de seqüestros-relâmpagos teve uma redução de 63% no mês de março, em comparação ao mesmo período nos últimos dois anos, segundo dados da Secretaria da Segurança.

Para o delegado do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado da Polícia Civil (Deic), Valter Sérgio Abreu, a queda deve-se a um levantamento detalhado feito pela polícia sobre as áreas e horários críticos em que ocorrem esse tipo de crime e efetiva ação da polícia nas ruas. “Nós trabalhamos inclusive com policiais descaracterizados”, explicou.

O estudo aponta que 34% dos crimes acontecem à noite, entre às 18 e 21 horas, 71,05% deles ocorrem em vias públicas, 15,79% nos supermercados e 13,3% em shoppings.

As vítimas são abordadas, em 50% dos casos, quando estão no carro. Sesssenta por cento dos crimes são praticados por dupla e a maioria das vítimas, em 70% são homens. De acordo com a estatística, 43% das vítimas de seqüestros-relâmpagos têm entre 26 e 35 anos.

Segundo o delegado, as pessoas não devem andar com o cartão bancário. No caso de ser abordada, a vítima deve anunciar ao bandido todos os movimentos que pretende fazer. “Não reaja, pois, em 94% dos seqüestros-relâmpagos os bandidos estão armados”, avisa.