Prefeito de Mogi das Cruzes é eleito presidente do Comitê Alto Tietê

Ricardo Borsari, superintendente do DAEE, é reeleito secretário-executivo e Nelson Pedroso, da Associação Global de Desenvolvimento do Meio Ambiente,

qui, 03/04/2003 - 20h13 | Do Portal do Governo

O prefeito de Mogi das Cruzes, Junji Abe (PSDB), foi eleito na tarde desta quinta-feira, dia 3, o novo presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê – órgão composto por 48 representantes da sociedade civil, prefeituras e do Estado que tem por objetivo definir políticas para a gestão de recursos hídricos de 36 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.

A posse ocorreu durante a assembléia extraordinária aberta pela ex-presidente do comitê, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, no Salão dos Pratos, no Palácio dos Bandeirantes. A reeleição do superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado (DAEE), Ricardo Daruiz Borsari, para o cargo de secretário-executivo, não foi surpresa para o presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Antonio Rubens Costa Lara, ‘Sua indicação foi um consenso entre os 16 representantes do Estado, pelo belo trabalho que ele realizou’, disse Lara, novo membro do Comitê, há dois meses na presidência da Cetesb.

Durante a apresentação dos novos 48 membros do Comitê, entre eles 16 representantes de cada seguimento, Borsari foi enfático ao dizer que as obras realizadas pelo Estado tiveram estudos de impacto ambiental. Ele explicou que o Estado está concluindo as obras da Barragem de Pirapora, que deverá conter o volume de água do Médio Tietê provocado pelo rebaixamento da calha do Tietê.

Nelson Reis Claudino Pedroso, da Associação Global Desenvolvimento Sustentado, foi eleito pelos representantes da sociedade civil como o vice-presidente do Comitê. Nelson destacou a importância de engajamento dos três seguimentos para unanimidade nas votações de pautas e pediu prioridade para a realização de novos fóruns ainda este ano.

Junji Abe disse que algumas das prioridades do comitê será repensar o sistema Guarapiranga-Billings e implantar escritórios regionais e sub-comitês. Entre outras finalidades, está a implementação de agências de bacias hidrográficas e seminários sobre Rodoanel e Bacias do Alto Tietê.

O Comitê

Criado pela Lei Estadual de Recursos Hídricos em 1994, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Alto Tietê é o ‘parlamento da água’ na região metropolitana. Todas as questões ligadas ao uso de recursos hídricos são debatidas e decididas pelo fórum democrático, que conta com representantes de 36 municípios da Grande São Paulo, da sociedade civil e do Estado.

Atualmente, o Comitê é estruturado em cinco sub-comitês regionais, deliberativos. A maior preocupação do comitê é a proteção dos manancias , redução das inundações, e garantir o pleno abastecimento de água a 18 milhões de habitantes da Grande São Paulo.

Lilian Santos