Pesquisa: Fapesp comemora 50 anos da descoberta da estrutura do DNA

Revista apresenta um pequeno resumo da genética molecular e algumas conseqüências dos estudos em genômica

qui, 03/04/2003 - 18h22 | Do Portal do Governo

Nova edição da Pesquisa Fapesp traz suplemento especial sobre os 50 anos da descoberta da dupla hélice do DNA e pesquisadores debatem o assunto na Livraria Cultura.

Para comemorar os 50 anos da descoberta da estrutura molecular do DNA, a edição de abril da revista Pesquisa Fapesp explora o significado desse feito, além de mostrar resultados importantes da pesquisa genômica hoje em curso no Brasil.

Aproveitando o lançamento do suplemento especial, a Fapesp e a Livraria Cultura promoverão uma mesa redonda com três dos mais destacados pesquisadores brasileiros na área: Mayana Zatz, Fernando Reinach e João Setúbal.

Eles falarão sobre o impacto da descoberta da estrutura do DNA na vida e na saúde humanas; os gigantescos avanços que essa descoberta propiciou às tecnologias agropecuárias, com notórios efeitos na economia mundial; e sobre a Bioinformática, novo campo de conhecimento articulado pela combinação entre biologia molecular e informática.

O suplemento especial da revista Pesquisa Fapesp deste mês mostra os capítulos brasileiros da aventura do DNA por meio de artigos de cientistas respeitados, como Rogério Meneghini, Emmanuel Dias Neto e Renato Janine Ribeiro. A revista apresenta um pequeno resumo da genética molecular e algumas conseqüências dos estudos em genômica.


Café Filosófico
50 anos da descoberta da estrutura do DNA
Quinta-feira, dia 10 de abril às 19h30
Livraria Cultura Shopping Villa-Lobos (Av. Nações Unidas, 4777 – São Paulo/SP)