Meio Ambiente: Parque Carlos Botelho é a maior reserva de mata atlântica de São Paulo

A 200 km da Capital, abriga fauna e flora nativas e é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural

qua, 19/03/2003 - 13h07 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de imprensa da Sema


Com 37.644 hectares, localizado em São Miguel Arcanjo, região sudoeste do Estado, o Parque Estadual Carlos Botelho proporciona contato direto com a natureza. Lá sobrevivem fauna e flora com uma das mais altas taxas de biodiversidade do País. A reserva se estende pelos municípios de Capão Bonito, Sete Barras e Tapiraí, ocupando as parte mais altas da Serra de Paranapiacaba, com altitudes de até 975 metros acima do nível do mar, até o Planalto de Guapiara. “O parque abriga os remanescentes da Floresta Tropical Atlântica mais bem preservados do Brasil,” afirma o diretor José Luiz Camargo Maia.

Diversidade da flora

No local foram identificadas mais de 220 espécies de aves, mas pelas estimativas científicas esse número pode chegar a 400. Espécies como papagaio, jacutinga, sabiá-cica, gavião-pomba e gavião-pega-macaco são indicadores de matas bem conservadas. Dos quase 1,2 mil macacos monos-carvoeiro existentes no Brasil, mais da metade habita as matas do Parque Estadual Carlos Botelho, evidenciando o grau de conservação dos ecossistemas nessa reserva. Na caminhada pelas trilhas, é possível observar animais e a diversidade da flora, com suas árvores, bromélias e orquídeas.

Na sede do parque, em São Miguel Arcanjo, o visitante pode conhecer o Centro de Educação Ambiental, onde há o Museu de Zoologia e a sala de leitura, com publicações sobre ecologia, animais e plantas. No centro de visitantes Marco Antônio dos Santos Costa há um auditório para 40 pessoas onde são exibidos vídeos ambientais.

Estrada-parque

A Rodovia SP-139 atravessa todo o parque, numa extensão de 33 quilômetros. Atualmente, passa por processo de recuperação e pavimentação não-asfáltica num projeto da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. “Essa estrada terá regras de utilização, com monitores em suas extremidades orientando os motoristas sobre limites de velocidade e utilização do local”, explica o diretor.

Carlos Botelho

O nome Carlos Botelho é uma homenagem ao médico urologista que foi secretário da Agricultura, Viação e Obras Públicas do Estado em 1904, na gestão de Jorge Tibiriçá. Nascido em Piracicaba, em 1855, e falecido em 1947, é considerado o pioneiro da urologia no Brasil. Junto com outras unidades de conservação da região, o parque integra desde 1991 a Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Em 30 de novembro de 1999, foi reconhecido pela Unesco como Sítio do Patrimônio Mundial Natural.

Trilhas

Com morros e morretes de alta declividade, o parque está repleto de rios e cachoeiras. As duas principais trilhas do Carlos Botelho estão em circuito de águas e localizadas nas proximidades da sede. Há uma terceira no Núcleo Sete Barras.

Trilha do Rio Taquaral – Implantada no início de 1985, tem quatro km de extensão e seu percurso é indicado por placas. Podem ser observados vários estágios de mata, começando pelos campos, passando pela mata secundária (em processo de regeneração após supressão) e chegando à mata nativa.

  • Trilha do Açude – Tem caminhos tortuosos, riachos e muito verde. Aqui, o visitante pode conhecer um projeto de pesquisa com araucárias e se encantar com as pegadas deixadas por antas, gatos-do-mato, cachorros-vinagre e outros animais nas margens do açude.
  • Trilha da Figueira – Localizada no Núcleo Sete Barras, a Trilha da Figueira, com extensão de dois km, leva a uma figueira centenária, que desponta majestosamente na paisagem. São necessários vários homens para abraçá-la, fechando a circunferência em torno do tronco.

    Parque da Aclimação

    Com 112 mil metros quadrados de área verde, em plena zona urbana de São Paulo, o Parque da Aclimação foi adquirido em 1939 pela Prefeitura, da família de Carlos Botelho. Na época, era conhecido como Jardim da Aclimação. Possuía zoológico e um parque de diversões.

    Hoje, sua paisagem com alamedas asfaltadas e canteiros floridos encanta os visitantes e freqüentadores. Sua infra-estrutura, com postes de iluminação, concha acústica para shows, campo de futebol, lago e ancoradouro tem gradís em toda volta e controle de entrada de visitantes nos quatro portões, o que assegura a freqüência no local. A praça esportiva tem arquibancadas e playground.

    Em 1986, o parque foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). O local recebe de cinco a sete mil pessoas nos fins de semana, em sua maioria moradores da região.

    SERVIÇO
    Parque Estadual Carlos Botelho
    Rodovia SP 139, km 78
    São Miguel Arcanjo-SP
    Telefones (15) 3379-4278/3379-1477
    pecarlosbotelho@ig.com.br
    Ingressos a R$ 2,00 por pessoa, para excursões de escolas ou grupos organizados.
    O passeio pelas trilhas tem taxa diferenciada.

    (AM)