Alckmin participa da inauguração da 6ª unidade da Degussa do Brasil no Estado

Empresa investiu US$ 60 milhões na nova fábrica

sex, 14/03/2003 - 13h46 | Do Portal do Governo


Paulínia – A infra-estrutura do Estado de São Paulo tem sido o fator preponderante no critério de escolha das empresas de tecnologia de ponta para instalarem suas filiais. Nesta sexta-feira, dia 14, o governador Geraldo Alckmin participou da inauguração de mais uma unidade da empresa alemã, Degussa do Brasil, no município de Paulínia.

A empresa está há 50 anos no Brasil e tem 500 funcionários. A filial inaugurada hoje é a sétima no Brasil e a sexta no Estado de São Paulo. Em Paulínia estão sendo gerados 140 empregos diretos e indiretos na unidade que atuará na fabricação de Negro de Fumo, uma forma química do carbono puro, subproduto do petróleo, utilizado como pigmento em diversas indústrias, sobretudo na fabricação de pneus.

“A instalação dessa unidade é uma demonstração de confiança no Brasil”, destacou Alckmin, citando o investimento de US$ 60 milhões, por parte da empresa e do BNDES. Ele disse que o desenvolvimento é o principal caminho para a paz, pois gera a oportunidade de empregos para todos. Alckmin lembrou que a Alemanha é o segundo maior investidor mundial em São Paulo.

Weber Porto, presidente da Degussa do Brasil, afirmou que a Grande São Paulo é onde existe a maior concentração de empresas alemãs do mundo, até mais que na própria Alemanha. “Agora, estamos querendo investir no Interior, pela facilidade de se conseguir matéria-prima da Petrobrás, por meio de dutos, que eliminam a necessidade de transporte e reduz gastos”, disse. Além disso, ele elogiou a região, dizendo que tem uma infra-estrutura fantástica, permitindo o rápido escoamento da produção. Outras vantagens citadas por Porto foram a proximidade de clientes em potencial e de uma grande Universidade, como a Unicamp.

Edson Moura, prefeito de Paulínia, afirmou ser um orgulho ter um empreendimento deste porte na cidade, pois além dos recursos gerados pelos impostos, tecnologia, desenvolvimento cultural e qualidade de vida, a empresa proporciona conforto e segurança nas estradas, com a fabricação dos pneus.

Rogério Vaquero / Gláucia Basile