Mestrado: Unesp, Unicamp e PUC-SP lançam primeiro curso em Relações Internacionais

Inscrições ocorrem entre os dias 6 a 13 de março

sex, 28/02/2003 - 9h26 | Do Portal do Governo

Do Portal da Unesp


Atualmente, as decisões a serem adotadas nas mais diversas áreas, do comércio à mobilização política, precisam levar em conta questões que escapam aos limites de um único País. Para atender à crescente demanda de empresas, movimentos sociais, ONGs e outras entidades por uma formação acadêmica especializada, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da UNESP, Unicamp e PUC-SP, que, entre os dias 6 e 13 de março, abrirá inscrições para seleção de candidatos ao curso de mestrado.

O vice-coordenador do Programa, Luis Fernando Ayerbe, professor do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da UNESP, campus de Araraquara, ressalta que o curso é importante, entre outros aspectos, por seu pioneirismo – é o primeiro dessa área, em nível de pós-graduação stricto sensu no Estado de São Paulo. ‘Essa será a primeira turma a ingressar no curso’, comenta.

Segundo Ayerbe, a proposta do curso é fornecer uma formação interdisciplinar aos alunos, envolvendo temas como economia, política externa brasileira, agenda mundial para o meio ambiente, conflitos e segurança internacionais.

O programa tem duas áreas de concentração: Instituições, Processos e Atores (que apresenta como linhas de pesquisa Organizações Internacionais, Integração Regional e Estado Nação e Globalização) e Política Externa (com a linha de pesquisa Política Externa Brasileira, Economia Política Internacional e Segurança Internacional).

Os candidatos deverão preencher um formulário de inscrição e apresentar um projeto de pesquisa em quatro vias, além de xerox de documentos como atestado de conclusão do curso de graduação e curriculum vitae.

O edital sobre o processo de seleção está disponível no Portal UNESP: basta clicar o ícone PESQUISA – Ciência e Tecnologia, na página inicial. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do Programa, no tel. (11) 3242-7171, ramal 152

V.C.