Governador Alckmin recebe visita do cardeal arcebispo d. Aloísio Lorscheider

Foram discutidas as reformas da Basílica Nova de Nossa Senhora da Aparecida e questões relativas à Santa Casa

qua, 26/02/2003 - 19h37 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 26, o cardeal e arcebispo de Aparecida, d. Aloísio Lorscheider, no Palácio dos Bandeirantes. No encontro foram apresentadas ao governador as obras de recuperação da Basílica Nova de Nossa Senhora da Aparecida e discutidas questões relativas à Santa Casa de Saúde da cidade.

As reformas da Basílica, iniciadas no final de 2001, incluem o presbitério com novo desenho e o mobiliário, o retábulo de Nossa Senhora, balcões para coro e para a instalação do equipamento para transmissão das missas pela TV, além de projetos para os pisos interno e externo.

‘A Basílica de Aparecida é a segunda maior do mundo, depois da Basílica de São Pedro, localizada em Roma. No ano passado foi visitada por 7,5 milhões de romeiros’, lembrou Alckmin.
Segundo ele, em abril deste ano deve ser apresentado projetos para a reforma da Basílica Antiga que tem um valor histórico e arquitetônico muito importante, pois representa a transição dos períodos barroco e neoclássico. Em 1982, foi tombada como Patrimônio Histórico.

Sobre a Santa Casa de Aparecida, Alckmin lembrou que em 2002 o Estado repassou R$ 523 mil para a instituição. ‘Demos uma boa ajuda para a Santa Casa, o que melhorou bastante o atendimento ‘.

Segundo o governador, d. Aloísio Lorscheider veio trazer reivindicações sobre o déficit que existe em relação aos baixos pagamentos efetuados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
‘Já determinei que o secretário da Saúde, Luiz Barradas, verifique a situação atual e o que pode ser feito’, disse Alckmin.

Carlos A. Prado