Educação: Secretaria capacita professores para o Ensino Religioso em 2003

Encontro divulga programação da disciplina, a inauguração de um site e a produção de material didático

qua, 26/02/2003 - 12h34 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Unicamp, está promovendo, hoje e amanhã, na Capital, a capacitação de professores da rede pública estadual para o Ensino Religioso.

O Profº Dr. em História e Coordenador Acadêmico do Programa de Ensino Religioso da Unicamp, Paulo Miceli, e a Coordenadora da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria), profª Sônia Maria Silva, participam deste segundo encontro de capacitação direcionado aos educadores.

O objetivo é multiplicar os conhecimentos na área do Ensino Religioso, fundamentado nos princípios da cidadania, na valorização do pluralismo e na diversidade cultural. ‘É a construção do processo educativo, aprimorando a responsabilidade social do aprendiz, dando oportunidade a diferentes visões do mundo’, conclui profº Valter Lazarini, coordenador do Ensino Religioso da Secretaria.

A grande novidade deste ano é a criação de um canal de comunicação direto com os professores via internet. No site Comunidade Virtual serão realizados seminários on-line entre os profissionais da rede pública e os coordenadores do Programa. O site também terá um link para a página da Educação e o conteúdo pedagógico será autorizado pela Coordenadoria de Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria.

A capacitação será centralizada no assistente técnico pedagógico (ATPS) e no supervisor de ensino de cada uma das 89 Diretorias de Ensino, totalizando 178 profissionais da Rede que repassarão o conhecimento para cerca de 5.240 professores multiplicadores. A capacitação envolverá quatro encontros mensais. O primeiro encontro foi realizado em dezembro na Faculdade das Américas. Mais dois encontros estão previstos para março e abril.

Nessa capacitação, será entregue aos Supervisores e Assistentes Técnicos Pedagógicos, o terceiro caderno sobre o Pluralismo Religioso Cristão. O impresso contém informações sobre a origem do Cristianismo, vertentes do judaísmo, diferentes períodos da História, a reforma de Lutero e a contra-reforma (resposta da igreja Católica Romana ao Protestantismo), entre outros temas.

‘Além dos encontros, a Secretaria de Educação também enviou as publicações de orientações sobre os princípios, legislação e História das Religiões para todas as Unidades Escolares, professores e Diretorias de Ensino. Foram adquiridos, também, kits compostos de 10 títulos referentes ao tema e enviados a todas as bibliotecas das escolas estaduais que ministram aulas para a 8ª série. Esse acervo visa subsidiar as pesquisas e estudos de docentes e alunos, na preparação de aulas e seminários, conclui a coordenadora da CENP, profª Sônia Maria Silva.

A disciplina nas escolas

O ensino religioso está previsto na LDB de 1996 – Lei 93/94 e é obrigatório nas escolas. Atualmente, o ensino faz parte da grade na rede pública do Estado aplicado nas 8ªs séries do Ensino Fundamental. Os professores com licenciatura em História, Filosofia e Ciências Socias são habilitados pelo Conselho Estadual da Educação para ministrar a disciplina. As aulas ocorrem uma vez por semana, com presença facultativa.

O conteúdo aprofunda a temática da história das religiões sem ser seletivo. O curso foi elaborado por oito professores doutores da área de Ciências Socias, da Unicamp, que repassam seus conhecimentos para aos profissionais das 89 Diretorias de Ensino. O ensino religioso é de matrícula facultativa e parte integrante da formação básica do cidadão; é ministrado nos horários normais das escolas públicas de Ensino Fundamental, assegurando o respeito à diversidade cultural religiosa no Brasil.

Data: dias 26 e 27 de fevereiro de 2003
Horário: das 9 às 18 horas
Local: Pontifícia Universidade Católica (PUC) – Campus Marquês de Paranaguá
Rua Caio Prado, 102 – Consolação – São Paulo (SP)

(RK)