Três mil pessoas prestigiam transferência da capital

Executivo, Legislativo e Judiciário ficam instalados em São Vicente até sábado, dia 22

sex, 21/01/2000 - 11h25 | Do Portal do Governo

A sessão solene que instalou a Capital do Estado no município de São Vicente por três dias, com a transferência dos três poderes para a cidade, reuniu os chefes do Executivo, Legislativo e Judiciário em uma cerimônia presenciada por mais de três mil pessoas, na noite desta quinta-feira, dia 20, no Ilha Porchat Clube.
Primeira cidade do Brasil, São Vicente foi destacada por todos como o berço da nacionalidade, da democracia e do desenvolvimento. “Em São Vicente começou o desenvolvimento de São Paulo e por isso o desenvolvimento do Brasil, que ela seja então mais uma vez o marco inicial de um novo ciclo de prosperidade”, disse o governador Mário Covas. Em tom confiante, enfatizou que o PIB do País deve crescer 4% neste ano. A estimativa, segundo ele, é a queda da inflação para 6% e um superávit de US$ 5 bilhões na balança comercial.
Para o vice-governador Geraldo Alckmin, essa transferência “é uma homenagem ao povo de São Vicente e um resgate de nossa história”.
O ministro da Educação, Paulo Renato Souza, lembrou que as primeiras instituições brasileiras se instalaram em São Vicente e “comemorar os 500 anos do Brasil aqui é ressaltar o papel histórico da cidade”.
O presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Vanderlei Macris, lembrou que São Vicente foi palco do início do movimento democrático do País, onde aconteceu a primeira eleição das Américas. Ele disse que o Brasil tem de ser o País do presente e que neste momento “mais do que nunca São Paulo deve ser a locomotiva da Nação”, como tem sido desde o descobrimento.
Foi em São Vicente também que “foram fincados os marcos da ordem e da justiça no País”, destacou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Márcio Martins Bonilha. “Foi aqui, o início a saga dos bandeirantes e da miscigenação das raças com a criação do primeiro núcleo de povoação”, acrescentou Bonilha, lembrando a importância do trabalho dos colonizadores.
O prefeito da cidade, Márcio França, agradeceu ao governador por todos os “calungas” (nome original dos habitantes da cidade) pela sensibilidade ao reconhecer o papel histórico de São Vicente. Ele fez questão de salientar que se o Brasil foi descoberto em Porto Seguro, foi em São Vicente que a Pátria se formou e gerou uma Nação.
Após a cerimônia foram lançados pela Prefeitura do município, em parceria com o Governo do Estado, o livro “Gohayó – Capitania Hereditária de São Vicente” e a história em quadrinhos “Martim Afonso – A Saga”. Foi lançado também um CD-Rom sobre a cidade.
A cerimônia foi marcada por um clima de festa e desconstração. Também estavam presentes o presidente da Câmara de São Vicente, Altair Di Marco, vereadores, prefeitos da região, deputados estaduais e secretários de Estado.
Todos os convidados participaram de um coquetel e puderam acompanhar uma queima de fogos do terraço do clube com vista para o mar.