Saúde: Unicamp recruta 1,7 mil voluntárias para testes com vacina anti-HPV

Pesquisa pretende combater o papiloma vírus, presente em 80% dos casos de câncer do colo uterino

qua, 12/02/2003 - 11h02 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


O Ambulatório de Planejamento Familiar do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), da Unicamp, está recrutando 150 voluntárias que serão vacinadas com medicamento que está sendo testado contra o papiloma vírus humano (HPV). Contraído em geral pelo contato sexual, o HPV está presente em 80% dos casos de câncer do colo uterino.

Baseado em pesquisas que tiveram início em 1998, nos EUA, os estudos no Brasil resultaram de um convênio entre o Caism e o Centro de Pesquisas Materno-Infantis de Campinas (Cemicamp), e estão em sua terceira fase. Na primeira etapa, os pesquisadores concluíram que as 125 mulheres estudadas no Cemicamp desenvolveram de 90 a 100 vezes mais anticorpos do que se tivessem contraído o HPV naturalmente.

Marcos Perrotti, um dos pesquisadores, conta que a vacina demonstra potencial para reduzir a infecção pelo papiloma vírus. “Caso isso ocorra, a freqüência dos casos de câncer do colo uterino poderá diminuir”, deduz.

Esse câncer é o segundo tipo de carcinoma mais freqüente em mulheres, sendo diagnosticados aproximadamente 500 mil casos por ano em todo o mundo. No Brasil, estima-se que ocorram pelo menos 18 mil casos anualmente e que 4 mil mulheres morram, todos os anos, vítimas desse tipo de câncer.

Voluntárias

O critério para seleção inclui mulheres de 16 a 23 anos sem antecedente de HPV, que não pensam em engravidar nos primeiros seis meses do estudo e que sejam sexualmente ativas. A vacina será aplicada em 1,7 mil pacientes.

Elas farão exames ginecológicos, coletas de sangue e urina e receberão a vacina com o princípio ativo (sem o vírus vivo). A aplicação intramuscular é eficaz contra quatro tipos de HPV.

Durante os primeiros testes não foram relatados efeitos adversos sérios. Centros como o Instituto Brasileiro de Controle de Câncer (IBCC), o Hospital Albert Einstein e o Centro de Estudos em Reprodução Humana de Curitiba também participam do estudo.

SERVIÇO
As interessadas em participar devem entrar em contato com a Cemicamp, pelo telefone (19) 3289-2856, ou pessoalmente, na Rua Vital Brasil, 200 – Cidade Universitária – Campinas.
Outras informações: (19) 3788-7087 ou pelo
site www.cemicamp.org.br