Tempo: Previsão para os próximos dias

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

qua, 29/01/2003 - 15h01 | Do Portal do Governo

Boletim meteorológico elaborado pela Defesa Civil do Estado

Análise do tempo atual
Persistem nesta tarde as condições de chuvas em todas as áreas. Na faixa que vai do centro ao norte do Estado, as chuvas ocorrem de forma contínua. Nas demais regiões o aquecimento diurno associado ao alto teor de umidade gera áreas de instabilidade, responsáveis por pancadas típicas de verão. As chuvas de maior intensidade vão se concentrar na região centro-norte do Estado.

A imagem de satélite mostra a atuação da zona de convergência de umidade e calor amazônicos, associada a uma frente fria, desde o Amazonas até o litoral norte paulista. Observa-se muitas nuvens de chuvas nessas áreas. Nos próximos dias, persistem as condições de chuvas em todas as regiões do estado paulista, com previsão de melhoria só a partir de sábado.

Previsão para os próximos dias

Quinta-feira, dia 30
O dia começa com tempo instável sujeito a chuvas no noroeste paulista. Nas demais áreas, ocorrem variação de nuvens, com períodos de sol. No decorrer do dia, a umidade e o calor proveniente da Amazônia atuando entre Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e São Paulo geram áreas de instabilidade que a princípio atuam no oeste paulista e aos poucos se deslocam pelo Estado. Em conseqüência disso, são previstas chuvas moderadas a fortes acompanhadas de raios, trovoadas e fortes rajadas de ventos em todas as regiões.

Sexta-feira, dia 31
Tempo instável sujeito a chuvas, especialmente no norte paulista. No decorrer do dia, o calor e a umidade geram células de chuvas isoladas, típicas de verão na metade sul e leste do Estado. Nas demais regiões, áreas de instabilidade atuam e ainda favorecem a ocorrência de chuvas moderadas a fortes.

Sábado, dia 1º
O final de semana começa com predomínio de muita nebulosidade. No decorrer do dia as temperaturas entram em rápida elevação e provocam mormaço. Na parte da tarde, ocorre formação de células de chuva fortes em pontos isolados, especialmente na metade sul do Estado.

Domingo, dia 2
O domingo começa com variação de nuvens e períodos de sol na maior parte das regiões. No decorrer do dia, as nuvens diminuem e o sol predomina em todas as áreas. Os modelos numéricos de previsão de tempo indicam potencial apenas para chuvas rápidas e isoladas.

Meteorologista: Estael Elisabete Kems Sias
Sub-chefe do CGE: 1º Tenente PM Walter Nyakas Júnior

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil
Centro de Gerenciamento de Emergências

(RK)