Instituto de Pesquisas Tecnológicas cria serviço para prevenção contra deslizamentos

Núcleo de Monitoramento de Riscos Geológicos vai monitorar as áreas de risco do Estado

qua, 22/01/2003 - 11h01 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, criou um serviço com o objetivo de colaborar para a prevenção de desastres provocados por deslizamentos. O Núcleo de Monitoramento de Riscos Geológicos (NURG) será responsável pela atividade pioneira de monitoramento em tempo real dos riscos de acidentes geológicos em regiões críticas do Estado, viabilizando assim uma ação muito mais rápida na prevenção e assistência às populações envolvidas.

O NURG terá como parceiro o Plano Preventivo de Defesa Civil, que, desde 1988, atua na região do Litoral paulista. O principal objetivo do Plano é evitar a ocorrência de mortes por meio da remoção da população antes que escorregamentos atinjam suas moradias. Outras instituições, como o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e Instituto Geológico do Estado também atuarão em parceria com o Núcleo.

Além da atividade de monitoramento, o NURG também será responsável pela manutenção de um grande banco de dados sobre riscos geológicos no Estado e em outras regiões do Brasil. As informações produzidas serão utilizadas para o desenvolvimento de projetos de pesquisa ligados a esta questão.

Da Assessoria de Imprensa do IPT

A.M.