Governo japonês destina verba para saneamento do Alto Tietê

Programa prevê ajuda às populações pobres do entorno das represas Billings e Guarapiranga

qua, 08/01/2003 - 9h21 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, por meio do Banco Mundial, resolve doar verba do governo do Japão para contratar serviços de consultoria visando à preparação do Programa de Saneamento Ambiental dos Mananciais do Alto Tietê.

A distribuição de água na Grande São Paulo corre sérios riscos por causa da contínua ocupação urbana em volta, principalmente das represas Billings e Guarapiranga, o que provoca poluição e contaminação das águas. O aviso foi publicado no Diário Oficial do Estado ontem, dia 7 de janeiro.

Dirceu Rioji Yamazaki, coordenador da Unidade de Gerenciamento do Programa (UGP) da Secretaria de Estado de Recursos Hídricos, explica que a verba de US$ 860 mil doada pelo governo japonês permitirá a realização de projeto detalhado do programa com infra-estrutura para a população carente que mora perto dos reservatórios. “Serão obras de saneamento básico, com água, luz, esgoto, parques, urbanização das favelas, sistema viário e coleta de lixo.”

Aprovado o projeto inicial, o Banco Mundial deve financiar metade dos US$ 355 milhões necessários para a execução do Programa de Saneamento a ser feito posteriormente, com duração de 6 anos. A outra parte virá de recursos estaduais e municipais.

O serviço de consultoria incluirá pesquisa social dos moradores do entorno dos mananciais, de reassentamento ambiental, institucional, financeira, técnica e econômica para o programa.

O estudo apoiará o governo do Estado na elaboração do projeto por empresas que analisarão e determinarão as áreas que serão alcançadas pelo programa, com base na análise da pobreza e de redução da poluição da água.

A secretaria vai convidar empresas de consultoria para a realização desses serviços. Os interessados deverão comprovar conhecimento técnico para elaboração do trabalho, descrição de tarefas similares, experiência em condições similares e disponibilidade de pessoal da equipe com experiência apropriada.

SERVIÇO
Secretaria de Estado de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras
Rua Butantã, 285 – Pinheiros – São Paulo – SP – CEP 05424-140 Fone: (11) 3819-9321/3388-8549/3388-9231
Fax: (11) 3819-9321/3388-8549/3388-9231
Horário: das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, até 22 de janeiro
E-mail: dyamazaki@sp.gov.br

Da Agência Imprensa Oficial