Região da Baixada Santista ganhará sistema on-line do Copom

A Tribuna - 21/12/2002

sáb, 21/12/2002 - 10h55 | Do Portal do Governo

A partir do dia 26, a Região da Baixada Santista passará a contar com o sistema on-line do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), que atenderá inicialmente as cidades de Santos e São Vicente. A informação foi dada na manhã de ontem, em Praia Grande, pelo secretário estadual de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, durante a solenidade de lançamento do Sistema de Vídeo-Vigilância, realizado no Paço, que reuniu diversas autoridades e representantes das cidades da região.

Saulo de Castro Abreu Filho, que representou o governador Geraldo Alckmin, disse que o sistema permite que os comandos da PM tenham acesso rápido aos trabalhos de policiamento que vêm sendo realizados. Ele já foi implantado com sucesso na Região Metropolitana de Campinas. ‘‘Para se ter uma idéia, através de um computador, tenho condições de saber a posição das viaturas, em tempo real’’. As demais cidades da Baixada Santista também serão atendidas, em uma outra etapa.

O secretário confirmou a vinda de 1.700 policiais militares para as cidades da Baixada Santista para atuar na Operação Verão. Praia Grande receberá 325 homens, que reforçarão o efetivo fixo de cerca de 300 policiais.

A solenidade de lançamento do Sistema de Vídeo-Vigilância foi iniciada com a apresentação de um vídeo mostrando o funcionamento do sistema e a suas possibilidades de aplicação pelos setores da Administração Municipal. Em seguida, todos acompanharam uma simulação de operação do sistema, realizada em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar.

Uma moderna Central de Monitoramento foi montada no Paço, para controlar todo o sistema, que manterá terminais de acesso para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, que atuarão em conjunto no local, já apelidado pelos funcionários de Nasa Praiagrandense.

No total, foram instaladas 333 câmeras em pontos de grande movimento de veículos e pedestres, e mais câmeras fixas em 21 escolas municipais. Também foram implantadas 17 câmeras do tipo speed domo, mais sofisticadas, nos pontos de grande concentração.

Todo o sistema é interligado por um grande anel de fibra ótica implantado pela Prefeitura. Foram lançados 192 quilômetros de cabos de fibra ótica que formam uma avenida invisível, a infovia, por onde passarão imagens, sons e dados, permitindo um tráfego de informações entre diferentes instituições integradas.

Da Sucursal