Fussesp: Estação Especial da Lapa prestou mais de 3 mil atendimentos em 2002

Alunos fizeram cursos de artes plásticas, artes cênicas, artes musicais, artes têxteis e arte ambiental

seg, 09/12/2002 - 18h08 | Do Portal do Governo

Durante todo o ano de 2002, a Estação Especial da Lapa, unidade do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), prestou 3.137 atendimentos, oferecendo 36 diferentes atividades para pessoas portadores de deficiência, com idade acima de 14 anos.

O atendimento de1.200 pessoas por dia, se estende também para a comunidade da Zona Leste, que pode ocupar 30% das vagas, ficando os 70% restantes destinado para o atendimento dos portadores de deficiência. Os participantes puderam freqüentar gratuitamente oficinas culturais, cursos profissionalizantes, esporte adaptado, Equoterapia e cursos especiais.

Cerca de 1.200 pessoas participaram de Oficinas Culturais realizadas em parceria com a Secretaria da Cultura. Os alunos fizeram cursos de artes plásticas, artes cênicas, artes musicais, artes têxteis e arte ambiental.

Nesta terça e quarta-feira, dias 10 e 11, eles estarão finalizando as atividades do ano, com apresentação de teatro de boneca, canto coral, violão, ginástica ritímica, entre outros. Na terça-feira, dia 10, Maria Lúcia Alckmin, presidente do Fussesp, participa da festa de encerramento, acompanhando apresentação dos alunos. Na ocasião, a presidente do Fussesp inaugura uma Fábrica Escola de Costura, com nove máquinas totalmente adaptadas, que está sendo montada em parceria com a Abravest-Associação Brasileira de Vestuário.

A Estação Especial da Lapa oferece além das Oficinas Culturais, cursos de iniciação profissional nas seguintes áreas: informática, serviços administrativos, virtual vision, tapeçaria de móveis, tricô à mão e à máquina, arte em couro, panificação, panetone, hidráulica, elétrica, pintura/alvenaria e telemarkting. Neste ano, 884 pessoas fizeram os cursos profissionalizantes.

Os freqüentadores contam ainda com a oferta de Projetos Especiais como: Núcleo de Desenvolvimento e Cidadania, que oferece laboratório de informática, com atividades pedagógicas sempre trabalhando o tema da cidadania; Curso de Libras (linguagem de sinais); terapia com o cavalo na Equoterapia, realizada no Parque da Água Branca, desde 1998, em parceria com a Polícia Militar; sala especial de alfabetização para deficientes físicos, desenvolvida em parceria com a Secretaria Estadual da Educação; e atividades de Educação Física em quadra totalmente adaptada, da unidade de Esporte Adaptado.

Os programas são gratuitos e as parcerias são concretizadas por meio da Associação de Amigos da Estação Especial da Lapa. Todas as atividades do exercício de 2002 estarão sendo encerradas na Quinta-feira, dia 12 de dezembro. As inscrições para o próximo ano permanecerão abertas, outras informações podem ser obtidas com Rose no setor de cursos, pelo telefone 3873 – 6760.

Fábrica Escola de Costura

Para a criação da Fábrica Escola a empresa Brother International Corporation do Brasil adaptou e doou nove máquinas de costura à Abravest.

A empresa também montou as instalações operacionais, preparando o espaço que será utilizado para produção de uniformes escolares. Nesta primeira fase o programa terá capacidade para atender até 1.700 pessoas que serão formadas para o mercado de trabalho na indústria de vestuário.

A Abravest e seus associados do setor têxtil e de vestuário são parceiros do Fussesp desde 1999,quando foi iniciado o programa ‘Vista uma Criança – Invista na Educação’, que já distribuiu gratuitamente 30 mil kits de uniformes escolares, para alunos da rede estadual de ensino.

O programa doou 270 mil peças e terá continuidade no próximo ano.