Especial do D.O.: Cresce número de adesões ao selo de qualidade do café industrializado

Com o Selo de Qualidade São Paulo, produtores esperam ampliar vendas internas e externas

qua, 20/11/2002 - 13h12 | Do Portal do Governo

Criado pelo Governo do Estado de São Paulo, o selo de qualidade para o café torrado e moído e o torrado e em grão obteve tanta repercussão que 20 torrefadoras aderiram à nova estampa. A campanha, lançada em outubro deste ano nas principais regiões do Estado, continua recebendo solicitações. Todas as indústrias paulistas poderão requerer o selo para o seu café industrializado.

O produto encabeça a lista dos agroindustriais que receberão a chancela do Programa de Qualidade Selo São Paulo. O projeto busca ampliar a receita do Estado com o agronegócio no exterior e incrementar a oferta de café de alta qualidade. Além disso, espera estimular o aumento do consumo de produtos mais nobres e levar aos consumidores informações do programa do Selo de Qualidade criado em junho pelo governo paulista.

O selo dará ênfase à qualidade da bebida em seu aspecto sensorial. Considerando a escala de zero a dez, os produtos receberão um dos três selos de qualidade: Gourmet, quando a bebida se posicionar entre 10 e 8; Superior, entre 8 e 6; e Tradicional, de 6 a 3.

Controle e certificação

A Fundação Vanzolim será responsável pela emissão dos certificados e o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) responderá pelo monitoramento e avaliação dos produtos rotulados e para os que solicitarem o credenciamento ao programa.

Terceiro maior produtor nacional, com o selo de qualidade, o Estado espera ampliar as vendas internas e externas (Estados Unidos, Europa e incluir no rol dos compradores países do Oriente).

A iniciativa do programa é da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SAA), Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé), Sebrae-SP e Câmara Setorial do Café, com apoio da Associação Paulista de Supermercados (Apas).

A campanha pelo Selo de Qualidade São Paulo despertou a atenção de outras esferas do governo. Está em análise a possibilidade de incluir em suas licitações os produtos com o novo selo ou a criação de certificação similar em outros Estados.

Da Agência Imprensa Oficial (fonte: www.iea.gov.br)

R.K.