Documento ‘Compromisso com São Paulo’ é entregue ao governador Geraldo Alckmin

Conteúdo contempla propostas apresentadas por vários segmentos da sociedade para o desenvolvimento de São Paulo

sex, 08/11/2002 - 16h20 | Do Portal do Governo


Propostas para melhorar as mais diversas áreas como Saúde, Segurança, Habitação, Meio Ambiente, Transportes, Trabalho, entre outras, reunidas no documento intitulado “Compromisso com São Paulo’ já estão nas mãos do governador Geraldo Alckmin.

Entregue nesta sexta-feira, dia 8, no Palácio dos Bandeirantes, pelo jornalista Carlos Tramontina, representando a Rede Globo, o documento consolida as sugestões, reivindicações e projetos para o desenvolvimento de São Paulo.

O material é resultado do debate promovido pela TV Globo, no programa “E Agora, Governador?”, gravado no dia 1º de novembro e exibido no último domingo, que reuniu mais de 100 representantes da sociedade civil. “Cumprimos o nosso dever de informar a população e esperamos que este documento sirva de estímulo ao novo Governo”, afirmou Tramontina.

Representantes de alguns dos setores envolvidos no projeto como o Instituto Sou da Paz, líderes comunitários, Associação Viva Centro, Associação dos Plantadores de Cana e empresários também participaram da reunião. Eles defenderam a institucionalização de um canal de comunicação entre governo e sociedade, com o objetivo de facilitar o diálogo entre as duas partes.

Entre as propostas estão a ampliação do financiamento da casa própria, por meio de empréstimos viabilizados pela Nossa Caixa; criação de um Conselho de Desenvolvimento Social, maior atenção à questão do adolescente; e incentivo ao micro e pequeno empreendedor, facilitando a exportação de seus produtos. Responsável pela geração de milhares de emprego e renda, este setor responde, de acordo com o Sebrae, por 29% do Produto Interno Bruto (PIB).

Alckmin disse que o documento será detalhadamente lido, avaliado e discutido com as secretarias e instituições responsáveis por cada área envolvida. Ao ouvir um resumo de algumas das propostas, ele ressaltou que o Estado está aberto ao diálogo. “Recebemos os representantes aqui na sede do governo para aprofundar os debates sobre cada um desses temas”, afirmou. A idéia, segundo o governador, é ter um elo permanente de comunicação e debate com a sociedade, setor produtivo, trabalhadores e população organizada. “Queremos transformar esses encontros em uma rotina no novo Governo”, informou.

O próximo passo será promover uma reunião, após a análise das sugestões, com a participação dos responsáveis de cada área para indicar a viabilização das propostas apresentadas.

Adriana Reis