Especial do D.O.: Parque Estadual da Serra do Mar terá área de lazer

Infra-estrutura inclui sanitários, duchas, quiosques e bebedouros espalhados pelo parque

qui, 07/11/2002 - 12h45 | Do Portal do Governo

O turista que visitar o Parque Estadual da Serra do Mar, em Caraguatatuba, terá nova atração: um centro de lazer de 7.900 metros quadrados, cuja construção começa em dezembro e deve ser concluída em maio de 2003. A portaria que trata da implantação do novo espaço está publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, na página 32, Seção I, Poder Executivo.

Criada para atender melhor ao turista, a infra-estrutura do espaço contará com sanitários, duchas, quiosques com bancos e mesas, e bebedouros espalhados pelo parque. As crianças terão à disposição playground com escorregador, balanço, gangorra, tambor e casa do Tarzan. Com 300 metros quadrados, o Centro de Visitantes inclui biblioteca, salas de vídeo e aula, museus com exposição temporária e permanente e loja de suvenires.

Água, fauna e flora

Com quase 315 mil hectares, o Parque da Serra do Mar representa a maior porção contínua preservada de mata atlântica do Brasil. Grande parte da vegetação pertence ao Núcleo Caraguatatuba. O Núcleo, de 13.770 hectares, engloba Caraguatatuba, São Sebastião, Paraibuna, Salesópolis e Natividade da Serra.

Até 1977, era conhecido como reserva florestal. Jequitibás, canelas, cedros, jatobás, ipês e multicoloridos manacás-da-serra são algumas das árvores que caracterizam a riqueza dessa floresta perene úmida de encosta.

A mata abriga e mantém nascentes formadoras de riachos e córregos de água pura que fazem parte de importantes bacias hidrográficas, como as dos rios Pardo, Guaxinduba e Claro. As águas desses rios abastecem milhares de moradores e turistas de Caraguatatuba e parte de São Sebastião.

Há também fauna diversificada formada por macacos, antas, capivaras, catetos, jaguatiricas, pacas e até onças pintadas. A sinfonia dos tangarás, saíras, pintassilgos e sabiás pode ser ouvida especialmente nas trilhas de visitação.

Trilhas ecológicas

A trilha do Jequitibá, com pouco mais de 1 km, é fácil de ser percorrida. O visitante vai encontrar árvores centenárias e observar os pássaros. Depois de 15 minutos de caminhada margeando o Ribeirão Santo Antônio, o turista poderá dar até um mergulho nas águas claras de uma piscina natural.
Com 3.500 metros, a trilha do Poção pode ser percorrida em três horas (ida e volta). Ela leva o turista ao interior da floresta, através da mata mais fechada, onde é grande a diversidade de palmito. Se tiver sorte, vai ver aves como tucanos e jacutingas. No final da trilha, uma piscina natural formada pelas águas do Ribeirão do Ouro aguarda o visitante.

Serviço

Como chegar – Pela Via Dutra (BR 116) chega-se até São José dos Campos, seguindo depois pela Rodovia dos Tamoios (SP 99) na direção de Caraguatatuba. No quilômetro 80, as placas de sinalização indicam, à esquerda, a entrada para o Núcleo, aonde se chega depois de percorrer 700 metros em estrada de terra.

Para visitar – As visitas à sede do Núcleo precisam ser agendadas com antecedência. Pesquisadores, escolas e grupos organizados podem marcar as visitas pelo fone/fax: (12) 3882-3166 ou 3882-5999. O ingresso custa R$ 2,00. Crianças até dez anos e adultos com mais de 65 anos não pagam.

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial (Fonte: www.ambiente.sp.gov.br)